Vettel se defende após ultrapassar Verstappen no Q3 e diz que “só tinha 10s de margem” para abrir volta

Para Sebastian Vettel, ultrapassar Max Verstappen era uma necessidade para garantir uma boa segunda volta no Q3. O holandês não aprovou a postura do rival, dizendo que ultrapassagem em tal situação é algo que “não se faz”

Sebastian Vettel não se arrepende de ter ultrapassado Max Verstappen antes de abrir a segunda volta rápida no Q3 deste sábado (13). O alemão, avisado de que havia a chance de não cruzar a linha de chegada a tempo, defende-se dizendo que precisou reagir ao sentir que os outros pilotos não tinham percebido a adversidade da situação.
 
De acordo com Vettel, os pilotos estavam se comportando como se a margem para abrir volta do Q3 fosse confortável, sendo que girava na casa de 10s. A reação foi encaixar ultrapassagens na parte final do traçado de Xangai. Verstappenn, pego de surpresa, perdeu tempo e ainda segurou Pierre Gasly. A consequência foi que nenhum dos pilotos da Red Bull conseguiu cruzar a linha de chegada antes de o cronômetro zerar.
 
“Todo mundo fez mais ou menos os mesmos cálculos, então todos buscamos o mesmo espaço”, disse Vettel. “Quando você está no fim desse trem, como eu estava, as coisas ficam um pouco difíceis. Quando a equipe me falou que eu só tinha uma margem de 10s para cruzar a linha de chegada a tempo, eu precisei pensar em alguma coisa”, relatou.
Sebastian Vettel não se arrepende da atitude no Q3 (Foto: AFP)

Não sei se os outros foram avisados. Se sim, todo mundo teria acelerado como eu fiz  e aí todo mundo conseguiria. É claro, minha prioridade naquele momento era ter minha volta. Sinto que os outros não estavam atentos”, seguiu.

 
Ao garantir a volta extra, Vettel chegou ao terceiro lugar no grid de largada. Verstappen, por sua vez, caiu para quinto. O holandês não gostou da abordagem do alemão, dizendo que ultrapassagem antes do Q3 é algo que “não se faz”.
 

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da China AO VIVO e EM TEMPO REAL. A largada acontece às 3h10 (horário de Brasília). Os horários completos estão abaixo.
 

Confira a programação do fim de semana do GP da China de F1
Horários de Brasília, GMT -3

SESSÃO DIA DATA HORA
TL1 Quinta 11/4 23h
TL2 Sexta 12/4 3h
TL3 Sábado 13/4 0h
TC Sábado 13/4 3h
GP Domingo 14/4 3h10

Fórmula 1 2019 AO VIVO ?? 
Acompanhe todos os treinos livres, classificação e o GP da China aqui

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.