Vettel se impõe com pneus hipermacios e crava melhor tempo da sétima manhã de testes da F1 em Barcelona

Foi uma manhã novamente bastante produtiva em Barcelona. Ainda que as temperaturas tenham ficado mais amenas, as equipes conseguiram cumprir um número significativo de voltas e quase todo mundo testou os pneus mais macios da Pirelli. Só que foi Sebastian Vettel quem se impôs ao fechar a manhã como o mais rápido

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Sebastian Vettel deu o tom da manhã desta quinta-feira (8) em Barcelona. Calçando pneus hipermacios, o germânico foi o único a romper a barreira de 1min18s e garantiu o topo da tabela de tempos com 1min17s182, 1s178 melhor que Kevin Magnussen, o segundo colocado. O piloto da Haas fez seu melhor tempo com a borracha supermacia.
 
Também calçando os pneus rosas, Nico Hülkenberg chegou a 1min18s675 e ficou com o terceiro posto, à frente de Pierre Gasly. O jovem estreante chegou a ser creditado com o segundo tempo, mas teve a volta cancelada por não ter respeitado os limites da pista.
Sebastian Vettel sobrou na manhã de testes em Barcelona  (Foto: AFP)
Com 1min18s855, Stoffel Vandoorne assegurou o quinto posto, à frente de Marcus Ericsson, Valtteri Bottas, Robert Kubica e Sérgio Pérez. Max Verstappen completa um top-10 separado por 2s660.
 

Confira como a sétima manhã de testes coletivos da F1 em Barcelona

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A quinta-feira (8) amanheceu mais fria na região do Circuito da Catalunha, e as atividades da F1 tiveram início com temperaturas na casa dos 6ºC. O céu ainda estava nublado, mas o sol conseguiu vencer as nuvens com o passar da manhã. Com o clima ameno, então, todo mundo tratou de ganhar a pista. O primeiro a sair foi Valtteri Bottas. Calçado com os pneus médios, o finlandês colocou a Mercedes para trabalhar logo cedo, sendo seguido por Stoffel Vandoorne. Depois do dia atrapalhado de ontem, quando Fernando Alonso ficou por seis horas parado nos boxes, o belga focou em recuperar o tempo perdido.
 
Kevin Magnussen se juntou aos dois, trazendo consigo Sergio Perez. Momentos depois, Marcus Ericsson também levou a Sauber à pista. Williams, Toro Rosso, Red Bull e Renault demoraram mais para sair. Enquanto isso, Bottas inaugurava a tabela, mas com uma marca alta: 1min56s167. Logo em seguida, a pista se esvaziou novamente.
 
Levou mais alguns minutos para que a sessão tomasse corpo, e quem puxou o pelotão foi Vandoorne, já andando com ultramacios. Nico Hülkenberg seguiu o belga e trouxe uma Renault testando a eficiência aerodinâmica – especialmente na parte dianteira do carro. Não demorou nada, e a Williams mandou Robert Kubica à pista – de pneus intermediários (?). Max Verstappen veio logo atrás. 
Stoffel Vandoorne liderou as ações no início da manhã (Foto: Twitter/F1)
Foi neste instante que a cronometragem começou a avisa sobre as marcas velozes de Vandoorne, que vinha baixando os tempos em todas as parciais. A primeira volta rápida foi feita em 1min22s416 – registro bem aquém do que os hipermacios oferecem. Tanto foi assim que não demorou para o #2 passar em 1min20s6. O giro seguinte já foi feito em 1min19s882, o que o fez pular para a ponta da tabela.
 
Enquanto isso, Pierre Gasly, Bottas e Vettel vinham cumprindo um stint interessante, mas em compostos diferentes. Os dois primeiros guiavam com supermacios. Já o ferrarista preferiu os macios para esse começo de manhã. Magnussen também andava com os macios. Todo mundo aí vinha virando entre 1min20s e 1min22s. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Seguindo em ritmo muito consistente, Vandoorne foi conseguindo voltas cada vez mais velozes. Baixou a marca para 1min19s4 e assim foi até alcançar 1min18s855, para assumir de forma mais sólida a primeira posição da tabela de tempos. Na hora seguinte, a performance de Stoffel variou entre voltas mais rápidas e giros muito lentos. Mas o belga foi capaz de acumular uma boa quilometragem. 
 
Hülkenberg também melhorou e colocou a Renault na segunda colocação, mas andando em 1min19s412. Vettel apareceu com 1min19s679. Ambos guiando firme em longos stints com os macios. Verstappen também iniciou seus trabalhos com os amarelos e se pôs como o quarto mais veloz. Minutos depois, decidiu completar algumas voltas com pneus médios. Magnussen fechava o top-5.
 
A Mercedes, por outro lado, aparecia apenas com a sexta melhor marca. Interessante só que os stints foram longos, mas em cima de pneus supermacios. A equipe alemã conduziu uma interessante simulação de corrida com duas horas de sessão. E Valtteri obteve como melhor tempo nesta fase a marca de 1min20s317. Gasly, também com os compostos vermelhos, surgiu em sétimo, à frente de Pérez, Kubica e Ericsson. Esses três últimos todos de macios.
A partir da metade da manhã, os pilotos começaram a andar com compostos mais macios, especialmente a Ferrari, Vettel saiu com os ultramacios pela primeira vez. E demorou até conseguir voltas mais velozes. Ainda assim, foi capaz de cravar 1min18s079 – apenas 0s032 mais lento que a marca de Daniel Ricciardo ontem. O único detalhe é que o australiano alcançou o tempo usando os hipermacios.
Sebastian Vettel começou o dia de pneus macios, mas foi com os ultramacios que cravou o melhor tempo da sessão matutina (Foto: Ferrari)

Quem também surgiu veloz com os pneus de cor rosa foi Hülkenberg. O alemão chegou a liderar com a Renault, mas foi superado pelo tetracampeão ferrarista e, logo depois, por Kevin Magnussen. O dinamarquês da Haas conduziu bons stints com os supermacios. E chegou a fazer 1min18s576. Enquanto isso, Kubica e Verstappen seguiam andando apenas com os pneus macios. 

Mas Vettel ainda não estava satisfeito. Depois de uma breve pausa nos boxes, o ferrarista deixou as garagens com um jogo novinho de hipermacios. E, em cima dele, cravou 1min17s644. Agora, sim, baixando de vez a marca de Ricciardo. Quem também apareceu bem com os compostos de cor rosa foi Ericsson, que botou a Sauber em quinto, superando Bottas, Kubica, Verstappen, Gasly e Pérez. 

F1, Barcelona, Pré-temporada, Dia 7:

1   5 Sebastian VETTEL ALE Ferrari 1:17.182   84
2   20 Kevin MAGNUSSEN DIN Haas Ferrari 1:18.360 +1.178 75
3   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault 1:18.675 +1.493 79
4   10 Pierre GASLY FRA Toro Rosso Honda 1:18.758 +1.576 67
5   2 Stoffel VANDOORNE BEL McLaren Renault 1:18.855 +1.673 48
6   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari 1:19.244 +2.062 72
7   77 Valtteri BOTTAS FIN Mercedes 1:19.532 +2.350 96
8   46 Robert KUBICA POL Williams Mercedes 1:19.629 +2.447 73
9   11 Sergio PEREZ MEX Force India Mercedes 1:19.634 +2.452 70
10   33 Max VERSTAPPEN HOL Red Bull Tag Heuer 1:19.842 +2.660 77

#GALERIA(8314)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.