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A Ferrari, uma vez mais, foi a mais rápida das 11 equipes que testam nesta sexta-feira (4) em Barcelona. A esquadra italiana colocou Sebastian Vettel para andar e, antes de iniciar seu programa técnico,
fez mais uma avaliação com o 'halo', uma espécie de arco instalado sob o cockpit. A ideia é ampliar a proteção da cabeça do piloto, uma das medidas que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) deseja colocar em prática a partir de 2017.
O modelo ferrarista, que foi visto pela primeira vez nos treinos desta quinta-feira, foi feito em fibra de carbono, com o principal objetivo de estudar a visibilidade e dirigibilidade do carro com o equipamento. Vettel percorreu apenas duas voltas de instalação com o novo recurso.
Logo depois, o tetracampeão deu início aos trabalhos com o bólido vermelho, neste que é o último dia de treinos coletivos antes do começo da temporada, em Melbourne, no dia 20 de março. E acabou fechando a manhã com o melhor tempo.
Sebastian Vettel deixa os boxes com o ‘halo’ instalado no cockpit da Ferrari (Foto: Reprodução/Twitter)
O alemão concentrou as atividades ferraristas na busca por quilometragem, mas também na avaliação do comportamento do carro em ritmo de classificação. Durante a manhã, Vettel andou com os pneus duros, médios, macios e os supermacios. E foi calçado com esses últimos que o piloto do carro #5 se garantiu na liderança.
Aliás, Sebastian impressionou com os compostos vermelhos, andando em 1min22s852. A marca é apenas 0s042 mais lenta que seu melhor registro nesta pré-temporada, feito ainda semana passada, com os novos ultramacios.
A Ferrari também se viu ilesa de qualquer problema de confiabilidade nesta manhã. E permitiu ainda que Vettel, já na última hora, completasse um stint bem decente em cima dos compostos duros.
Quem também deixou boa impressão foi a Toro Rosso, hoje guiada por Carlos Sainz Jr. Assim como Vettel, o espanhol também deu início ao seu programa técnico usando os pneus médios. E andando forte e constante. Do meio da manhã para frente, entretanto, a equipe de Faenza decidiu testar com os compostos mais macios da Pirelli.
Sainz experimentou os amarelos, mudou para os supermacios, mas foi usando os ultramacios que alcançou a segunda colocação na tabela de tempos em Barcelona. A marca veio em 1min23s134, pouco mais de 0s2 distante do líder.
Também em cima dos pneus supermacios, Sergio Pérez se colocou em terceiro, mas longe de Sainz – quase 0s6, na verdade. É claro que a diferença diz pouco, já que não há como ter certeza sobre o peso de cada carro no momento da volta. Ainda assim, comprova o bom STR11.
Carlos Sainz Jr. durante o oitavo e o último dia de testes coletivos da F1 em Barcelona (Foto: Getty Images)
Pérez, por sua vez, ainda conseguiu imprimir um ritmo forte com o seu VJM09, especialmente quando andou com os compostos mais macios da Pirelli. O mexicano passou parte da manhã também fazendo avaliações aerodinâmicas.
Lewis Hamilton surgiu na sequência, com o quinto tempo. Embora
tenha pedido à Mercedes para andar em ritmo de classificação, o inglês seguiu cumprindo longos stints com os pneus médios, simulando o desempenho em corrida. Antes da metade da manhã, Lewis já havia andando quase 50 voltas.
O ritmo continuou muito forte, deixando claro que o ponto mais competitivo dos atuais campeões é mesmo a resistência e a confiabilidade, apesar de um pequeno revés no fim da manhã. Andando ainda com os médios e baixando suas parciais, o tricampeão acabou parado na curva 1, depois de um aparente problema de motor. Na verdade, a Mercedes confirmou logo depois que a falha foi no sistema de transmissão – foi o primeiro grande contratempo da Mercedes até aqui na pré-temporada. Ainda assim, Hamilton foi capaz de fechar sua participação com 64 voltas.
A sessão foi paralisada por bandeira vermelha, o que acabou também limitando o trabalho antes da pausa do almoço. Essa é a última vez do inglês no W07 antes do primeiro treino livre na Austrália. À tarde, Nico Rosberg encerra os trabalhos.
Pelos lados da Red Bull, Daniel Ricciardo continuou o trabalho de confiabilidade e andou a aproveitou a manhã para andar com os pneus macios. E, pouco antes da pausa, o australiano apareceu em quinto, à frente de Jenson Button foi quem assumiu a condução do MP4-31 nesta manhã. O inglês da McLaren também provou os compostos mais macios da Pirelli e virou seu melhor giro em cima dos 'roxos', depois de 47 voltas.
Felipe Massa foi o décimo (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Marcus Ericsson permaneceu também em longos stints com o novo carro da Sauber, andando com os macios. Fez o sétimo melhor tempo. Jolyon Palmer, de novo com a Renault, foi o oitavo.
Romain Grosjean, por sua vez, aproveitou bem a manhã sem problemas da Haas. O francês andou por 50 voltas e também provou os compostos macios. Felipe Massa foi o décimo. O brasileiro se dedicou aos stints longos com os médios nesta manhã. Por fim, o destaque negativo foi a Manor, que sequer deixou os boxes, por conta de problemas técnicos.
Os testes seguem durante a tarde em Barcelona.
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|
F1, Testes Coletivos, Barcelona, dia 8, manhã:
1 |
5 |
SEBASTIAN VETTEL |
ALE |
FERRARI |
1:22.852 |
|
54 |
2 |
55 |
CARLOS SAINZ JR |
ESP |
TORO ROSSO FERRARI |
1:23.134 |
+0.282 |
57 |
3 |
11 |
SERGIO PÉREZ |
MEX |
FORCE INDIA MERCEDES |
1:23.849 |
+0.997 |
44 |
4 |
44 |
LEWIS HAMILTON |
ING |
MERCEDES |
1:24.133 |
+1.281 |
69 |
5 |
3 |
DANIEL RICCIARDO |
AUS |
RED BULL TAG HEUER |
1:24.427 |
+1.575 |
61 |
6 |
22 |
JENSON BUTTON |
ING |
McLAREN HONDA |
1:24.714 |
+1.862 |
53 |
7 |
9 |
MARCUS ERICSSON |
SUE |
SAUBER FERRARI |
1:25.031 |
+2.179 |
44 |
8 |
30 |
JOLYON PALMER |
ING |
RENAULT |
1:25.231 |
+2.379 |
27 |
9 |
8 |
ROMAIN GROSJEAN |
FRA |
HAAS FERRARI |
1:25.255 |
+2.403 |
50 |
10 |
19 |
FELIPE MASSA |
BRA |
WILLIAMS MERCEDES |
1:25.696 |
+2.844 |
63 |
11 |
88 |
RIO HARYANTO |
INA |
MANOR MERCEDES |
|
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0 |
Os pneus são…
ultramacios | supermacios | macios | médios | duros
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