Vettel usa supermacios para voar em Barcelona e põe Ferrari na ponta na última manhã de testes coletivos da F1

Deu Sebastian Vettel pela manhã. O alemão da Ferrari foi o mais rápido da sessão matutina, a última desta pré-temporada da F1. Usando os pneus supermacios, o tetracampeão virou 1min22s852. Carlos Sainz e a Toro Rosso seguiram o líder, na segunda colocação. Lewis Hamilton parou na pista depois de uma falha no sistema de transmissão do carro da Mercedes

#GALERIA(5586)
A Ferrari, uma vez mais, foi a mais rápida das 11 equipes que testam nesta sexta-feira (4) em Barcelona. A esquadra italiana colocou Sebastian Vettel para andar e, antes de iniciar seu programa técnico, fez mais uma avaliação com o 'halo', uma espécie de arco instalado sob o cockpit. A ideia é ampliar a proteção da cabeça do piloto, uma das medidas que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) deseja colocar em prática a partir de 2017.
 
O modelo ferrarista, que foi visto pela primeira vez nos treinos desta quinta-feira, foi feito em fibra de carbono, com o principal objetivo de estudar a visibilidade e dirigibilidade do carro com o equipamento. Vettel percorreu apenas duas voltas de instalação com o novo recurso.
 
Logo depois, o tetracampeão deu início aos trabalhos com o bólido vermelho, neste que é o último dia de treinos coletivos antes do começo da temporada, em Melbourne, no dia 20 de março. E acabou fechando a manhã com o melhor tempo. 
Sebastian Vettel deixa os boxes com o ‘halo’ instalado no cockpit da Ferrari (Foto: Reprodução/Twitter)
O alemão concentrou as atividades ferraristas na busca por quilometragem, mas também na avaliação do comportamento do carro em ritmo de classificação. Durante a manhã, Vettel andou com os pneus duros, médios, macios e os supermacios. E foi calçado com esses últimos que o piloto do carro #5 se garantiu na liderança.
 
Aliás, Sebastian impressionou com os compostos vermelhos, andando em 1min22s852. A marca é apenas 0s042 mais lenta que seu melhor registro nesta pré-temporada, feito ainda semana passada, com os novos ultramacios. 
 
A Ferrari também se viu ilesa de qualquer problema de confiabilidade nesta manhã. E permitiu ainda que Vettel, já na última hora, completasse um stint bem decente em cima dos compostos duros. 
 
Quem também deixou boa impressão foi a Toro Rosso, hoje guiada por Carlos Sainz Jr. Assim como Vettel, o espanhol também deu início ao seu programa técnico usando os pneus médios. E andando forte e constante. Do meio da manhã para frente, entretanto, a equipe de Faenza decidiu testar com os compostos mais macios da Pirelli.
 
Sainz experimentou os amarelos, mudou para os supermacios, mas foi usando os ultramacios que alcançou a segunda colocação na tabela de tempos em Barcelona. A marca veio em 1min23s134, pouco mais de 0s2 distante do líder.
 
Também em cima dos pneus supermacios, Sergio Pérez se colocou em terceiro, mas longe de Sainz – quase 0s6, na verdade. É claro que a diferença diz pouco, já que não há como ter certeza sobre o peso de cada carro no momento da volta. Ainda assim, comprova o bom STR11. 
Carlos Sainz Jr. durante o oitavo e o último dia de testes coletivos da F1 em Barcelona (Foto: Getty Images)
Pérez, por sua vez, ainda conseguiu imprimir um ritmo forte com o seu VJM09, especialmente quando andou com os compostos mais macios da Pirelli. O mexicano passou parte da manhã também fazendo avaliações aerodinâmicas. 
 
Lewis Hamilton surgiu na sequência, com o quinto tempo. Embora tenha pedido à Mercedes para andar em ritmo de classificação, o inglês seguiu cumprindo longos stints com os pneus médios, simulando o desempenho em corrida. Antes da metade da manhã, Lewis já havia andando quase 50 voltas. 

O ritmo continuou muito forte, deixando claro que o ponto mais competitivo dos atuais campeões é mesmo a resistência e a confiabilidade, apesar de um pequeno revés no fim da manhã. Andando ainda com os médios e baixando suas parciais, o tricampeão acabou parado na curva 1, depois de um aparente problema de motor.  Na verdade, a Mercedes confirmou logo depois que a falha foi no sistema de transmissão – foi o primeiro grande contratempo da Mercedes até aqui na pré-temporada. Ainda assim, Hamilton foi capaz de fechar sua participação com 64 voltas.

A sessão foi paralisada por bandeira vermelha, o que acabou também limitando o trabalho antes da pausa do almoço. Essa é a última vez do inglês no W07 antes do primeiro treino livre na Austrália. À tarde, Nico Rosberg encerra os trabalhos.

Pelos lados da Red Bull, Daniel Ricciardo continuou o trabalho de confiabilidade e andou a aproveitou a manhã para andar com os pneus macios. E, pouco antes da pausa, o australiano apareceu em quinto, à frente de Jenson Button foi quem assumiu a condução do MP4-31 nesta manhã. O inglês da McLaren também provou os compostos mais macios da Pirelli e virou seu melhor giro em cima dos 'roxos', depois de 47 voltas.
Felipe Massa foi o décimo (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Marcus Ericsson permaneceu também em longos stints com o novo carro da Sauber, andando com os macios. Fez o sétimo melhor tempo. Jolyon Palmer, de novo com a Renault, foi o oitavo.
 
Romain Grosjean, por sua vez, aproveitou bem a manhã sem problemas da Haas. O francês andou por 50 voltas e também provou os compostos macios. Felipe Massa foi o décimo. O brasileiro se dedicou aos stints longos com os médios nesta manhã. Por fim, o destaque negativo foi a Manor, que sequer deixou os boxes, por conta de problemas técnicos.

Os testes seguem durante a tarde em Barcelona

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

F1, Testes Coletivos, Barcelona, dia 8, manhã:

1 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:22.852   54
2 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI 1:23.134 +0.282 57
3 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:23.849 +0.997 44
4 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:24.133 +1.281 69
5 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER 1:24.427 +1.575 61
6 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:24.714 +1.862 53
7 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:25.031 +2.179 44
8 30 JOLYON PALMER ING RENAULT 1:25.231 +2.379 27
9 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI 1:25.255 +2.403 50
10 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:25.696 +2.844 63
11 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES     0

Os pneus são…

ultramacios | supermacios | macios | médios | duros

 
VEJA A EDIÇÃO #18 DO PADDOCK GP, QUE TRAZ BATTISTUZZI, ABORDA F1, INDY E STOCK CAR
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.