Vettel vence no Japão e diminui diferença para Alonso. Confira classificação do campeonato

Com os 25 pontos somados mais o abandono do piloto da Ferrari, o atual bicampeão diminuiu a diferença para apenas quatro pontos faltando cinco provas para o final da temporada. Nos construtores, a Red Bull mantém a liderança absoluta

Com 29 pontos de vantagem na liderança do campeonato, Fernando Alonso entrou com uma confortável dianteira para Sebastian Vettel, vice-líder, no GP do Japão, realizado neste domingo (7). Mas o espanhol não contava com o abandono logo na primeira volta da prova disputada em Suzuka. A vitória de Vettel, que agora soma 190 pontos, diminuiu a diferença para apenas quatro faltando cinco provas para o final da temporada.

O piloto da Ferrari vinha administrando os resultados desde o momento em que assumiu a liderança, em Valência, e a menor diferença entre ele e o segundo colocado foi de 13 pontos, quando ele chegou atrás de Mark Webber no GP da Inglaterra.

A prova em terras nipônicas foi boa para Felipe Massa. Ao subir chegar na segunda colocação, o brasileiro quebrou um jejum de quase dois anos sem subir ao pódio. E os 18 pontos somados fizeram com que ele ultrapassasse Sergio Pérez no campeonato. Agora Massa soma 69 pontos contra 66 do mexicano, contratado pela McLaren para substituir Lewis Hamilton em 2013. Outro que conquistou um ótimo resultado foi Kamui Kobayashi, terceiro colocado e que foi ao pódio pela primeira vez na F1.

Com os oito pontos somados, Kimi Räikkönen segue na terceira colocação da tabela, agora com 157, mas muito atrás da disputa pelo título. Matematicamente, ele ainda está vivo na disputa do campeonato. Quinto colocado em Suzuka, Hamilton segue em quarto, logo atrás do piloto da Lotus na classificação. Mark Webber e Jenson Button completam os seis melhores da tabela.

Nos construtores, a Red Bull segue líder absoluta. Com 324 pontos, os taurinos têm 41 de vantagem para a McLaren, que segue na vice-liderança. A Ferrari tem 20 a menos que os ingleses e continua na terceira colocação.

F1, Classificação

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube