Vida sustentável na F1? Di Grassi diz: “Só acho errado ser hipócrita”

Lucas Di Grassi falou sobre o estilo de vida defendido por Lewis Hamilton. O campeão da Fórmula E afirmou que cada um pode viver como achar melhor, mas que não se pode ser hipócrita pensando que a Fórmula 1 é possível ser sustentável


 

Lucas Di Grassi aproveitou a etapa da Porsche Endurance Series para comentar sobre as recentes críticas feitas ao estilo de vida de Lewis Hamilton. O piloto afirmou que não se pode ser hipócrita pensando que a Fórmula 1 é sustentável, mas cada um pode viver como achar melhor.
 

O titular da Mercedes expressa abertamente seus ideais e no que acredita, sempre fazendo posts sobre conscientização e sobre sua dieta vegana. Entretanto, nomes como Fernando Alonso e Romain Grosjean se mostraram contrários as crenças do inglês.
 
Então, o campeão da Fórmula E, bastante envolvido em questões como veículos elétricos e desenvolvimento da tecnologia, comentou o assunto ao GRANDE PRÊMIO. “Cada pessoa que tem que definir o jeito que quer levar a vida, o quanto quer contribuir para a sociedade de uma forma geral, acho que não tem certo nem errado”, disse.
Lewis Hamilton (Foto: Beto Issa)

“A única coisa que eu acho errado é você, sem querer mencionar se ele é ou não, ser hipócrita, falar uma coisa e agir de outra. Se você não se preocupa com o meio ambiente, quer ter o motor V10, você que faça. Ou se quiser pagar a mais para viajar de avião privado, você pode viajar”, seguiu.
 
“Mas agora, falar que você leva vida sustentável e não levar, ou se posicionar, você sendo uma pessoa pública, acho que é importante ter essa linha. Mas não necessariamente que ele precisa levar uma vida sustentável, ele pode levar a vida que ele quiser”, continuou.
 
Enquanto isso, Kimi Räikkönen também chegou a falar o que pensa sobre o assunto. O finlandês comentou que a Fórmula 1 não tem como ser sustentável, uma ideia que Di Grassi concordou. “A sociedade não dá para voltarmos a viver de subsistência e ser nômade, de colher fruta e caçar animal na África, não dá com 9 bi de pessoas”, falou ao GP.
 
“E não dá com o avanço da sociedade você melhorar a qualidade de vida sem desenvolvimento econômico. Então, essa história de que tudo precisa ser sustentável está errado, precisamos ter uma direção de sustentabilidade com desenvolvimento tecnológico. Por exemplo, o melhor jeito de você diminuir o impacto ambiental na Índia não é colocar uma regra de sustentabilidade, é prover uma sociedade com tecnologias mais modernas”, seguiu.
 
“Um carro a combustão tem menos impacto ambiental do que se você andar a cavalo na cidade pelo andar de kms que você anda. As pessoas misturam muito as coisas. O que o Räikkönen falou faz muito sentido, existem esportes que são para entretenimento, que não precisam ter pegada sustentável e esportes que têm, como a Fórmula E, por exemplo, que tem uma pegada de você usar a tecnologia para transformar o mundo numa forma mais sustentável”, continuou.
Kimi Räikkönen (Foto: AFP)
“O que o Räikkönen falou é que a F1 não é sustentável, é uma hipocrisia e está certo falar. A Porsche Cup não é sustentável, queimamos pneu para voltar no mesmo lugar. Falar que a Porsche, a F1 é sustentável, mesmo a FE, dependendo da métrica, falar que é sustentável, não é. Mas se você imaginar uma FE especificamente o impacto que aquela tecnologia vai fazer no mundo, como âmbito global talvez seja sustentável. Então depende muito de como é visto, então ele tem razão na fala dele”, concluiu.
 
Hamilton, há algumas semanas, postou uma mensagem enigmática em suas redes sociais sobre a atual situação do planeta e que estava com vontade de “desistir de tudo”. Depois, escreveu outra mensagem em que indicava que “ainda estou lutando”.
 
Após as críticas que recebeu de colegas das pistas, o pentacampeão detalhou um pouco sobre sua vida sustentável. O britânico revelou que vendeu seu avião há alguns anos, além de andar de carro elétrico e não deixar as pessoas de seu escritório comprarem plástico.
 

Paddockast #39
O MELHOR SEM TÍTULO DA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.