Villeneuve diz que Vettel não foi sujo com Hamilton, mas critica Ricciardo por bloquear Bottas no Canadá

Jacques Villeneuve não puniria Sebastian Vettel no GP do Canadá, mas nem acha que esse é o caso mais grave da corrida. O canadense ficou incomodado com o bloqueio de Daniel Ricciardo contra Valtteri Bottas, considerado sujo

Jacques Villeneuve não puniria Sebastian Vettel pela escapada de pista no GP do Canadá, e sim um outro piloto que agiu de maneira “suja”. O campeão da Fórmula 1 vê um verdadeiro problema em posturas como a de Daniel Ricciardo, que tentou bloquear Valtteri Bottas na principal reta do Circuit Gilles Villeneuve.
 
Jacques não se surpreendeu com a punição ao alemão, e sim com a falta de comentários a respeito da atitude do australiano, que prejudica a Fórmula 1.
 
“Não fiquei surpreso com a punição ao Vettel, porque é o contrário do que costuma acontecer [em disputa por posição]”, disse Villeneuve, questionado pela revista ‘Autosport’. “Mas o Ricciardo merecia uma punição pela forma com que ele pilotou em linha reta [contra Bottas], e não levou uma. Isso está acontecendo com frequência e acaba sendo ruim para a F1”, seguiu.
Jacques Villeneuve analisou o polêmico lance de Sebastian Vettel (Foto: Reprodução)

Villeneuve pediu ainda que as análises sobre a justiça da punição não levem em consideração as equipes de cada piloto – o fato de Vettel tentar acabar com a sequência de vitórias da Ferrari não faz parte da discussão.

 
“Isso [punição ao Vettel] arruinou a corrida por ser uma decisão ruim, não porque ‘ah, o vencedor deveria ser diferente’. Se o Vettel fizesse algo sujo ou ruim, como o Ricciardo na reta, isso seria merecedor de uma punição e aí estaria tudo bem, mesmo que significasse outra vitória do Lewis [Hamilton]. Não é essa a questão, não é porque seria vitória da Ferrari, não dá para considerar isso”, refletiu.
 
“Deveria haver uma diferença entre cortar uma curva de forma intencional e escapar de uma curva e voltar de lado para a pista. E isso é porque o piloto que vem atrás sabe do que está acontecendo. Lewis [Hamilton] sabia onde o Vettel estava indo, que ele poderia voltar à pista de forma muito mais agressiva, e não o fez”, encerrou.
 
A punição de 5s fez Vettel, apesar de cruzar a linha de chegada em primeiro, ser classificado em segundo no Canadá. Ricciardo, por sua vez, não foi sequer investigado pelos comissários. 
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.