Vitória na Hungria deixa Vettel junto de Alonso com recorde de maior pontuador da história do Mundial de F1

Graças aos 25 pontos somados neste domingo em Hungaroring, agora o tetracampeão divide uma grande marca com Fernando Alonso. Sebastian Vettel chegou aos 1778 pontos, sendo o maior de todos no quesito na F1. Entretanto, a contagem lista números absolutos, desconsiderando a sensível mudança no sistema de pontuação em 2010

De certa forma, o dia 25 de julho de 2015 é um dia histórico para Sebastian Vettel e para a própria F1. Além de ter conquistado a 41ª vitória da carreira, o tetracampeão também empatou com Fernando Alonso como o maior pontuador da história de 65 anos do Mundial.

Na verdade, ele tinha tudo para conquistar o recorde, não fosse o heroico quinto lugar de Fernando Alonso com a McLaren Honda em uma corrida maluca na Hungria.

Vettel emocionado no pódio (Foto: Reprodução/Twitter)
Sebastian perseguia o recorde pertencente a Fernando Alonso, e agora está empatado no ranking. Ambos têm 1778 pontos na carreira. A diferença é que Vettel chegou a tal marca em 149 corridas, contra 244 de Alonso. A média do alemão, que também tem nove vitórias a mais no currículo, é de 11,93, melhor que os 7,29 do espanhol.
 
Contudo, embora tenha sua inegável importância, o recorde de pontuação alcançado neste domingo por Vettel considera os números absolutos e, portanto, compreende a significativa mudança no sistema adotada desde 2010.
 
Até então, a F1 entregava ao vencedor dez pontos. A partir de 2010, coincidentemente no começo da ‘dinastia Vettel’, a categoria decidiu aumentar consideravelmente a pontuação por vitória para valorizar a conquista. Assim, o dono do primeiro lugar passou a receber 25 pontos, com 18 ao segundo colocado, 15 ao terceiro e 12 ao quarto. O quinto lugar teve pontuação igual ao do vencedor até um ano antes, ou seja, dez pontos.
 
Assim, é natural que os pilotos da chamada nova geração da F1 tenham mais pontos em relação à velha guarda. Além de Vettel e Alonso, em segundo lugar, Lewis Hamilton forma o top-3 com 1688. Michael Schumacher, o maior vencedor da história da F1, voltou a competir entre 2010 e 2012 após a aposentadoria anunciada em 2006, acrescentou 125 pontos à sua já laureada contagem, totalizando assim 1566.
 
Em 2014, houve uma nova mudança no sistema de pontuação para a última prova do calendário. O GP de Abu Dhabi distribuiu pontos em dobro, de modo que Lewis Hamilton, que triunfou em Marina de Yas, recebeu nada menos que 50 tentos. Entretanto, a novidade foi abolida para a temporada 2015.
 
Jenson Button surge como quinto na estatística, seguido por Kimi Räikkönen e Nico Rosberg. Mark Webber, já aposentado da F1 e hoje no Mundial de Endurance, ocupa o oitavo lugar, logo à frente de Felipe Massa. Alain Prost, tetracampeão como Vettel, é o décimo lugar, com 798,5 pontos. Ayrton Senna, por sua vez, está em 12º lugar na lista, com 614, enquanto Nelson Piquet tem 485,50.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.