Webber afirma que F1 pode ficar sem grandes pilotos caso invasão de pagantes continue

O australiano disse que, se os pilotos pagantes continuarem como prioridade, a F1 poderá ficar sem grandes estrelas quando a geração atual se aposentar e não tiver ninguém capaz de substituí-los

Deixando a F1 após 12 anos de carreira, Mark Webber está preocupado com o futuro da categoria. O novo funcionário da Porsche no Mundial de Endurance (WEC) afirmou que a invasão de pilotos pagantes nos últimos anos está criando um vazio muito grande entre os pilotos de ponta e a nova geração, já que os garotos talentosos não estão conseguindo subir para o campeonato.

“A F1 precisa continuar atraindo os pilotos talentosos, e esses garotos cujos países sediam uma corrida ou tenham algum governo ajudando ou grandes empresas comerciais por trás dispostas a gastar cinco, oito, dez milhões de dólares, seja lá quanto for, não está certo”, disse o australiano à emissora inglesa Sky Sports.

Bottas foi elogiado por Webber (Foto: Red Bull/Getty Images)

Do grid atual, Webber apontou Valtteri Bottas, da Williams, como futura promessa, mas disse que o restante dos pilotos está criando um vácuo de talento na F1.

“Eu acho Bottas muito bom. Ele tem feito um bom trabalho em um carro difícil, mas no geral nós precisamos ser cautelosos para não termos um vácuo entre os pilotos de ponta e os garotos que estão surgindo. Nós precisamos disso para o esporte”, acrescentou.

O piloto, por fim, também criticou o calendário da categoria. Webber defendeu o retorno de provas tradicionais no lugar de circuitos onde não há público. “Acho que manter a qualidade dos eventos é importante. Na Coreia do Sul, não tem ninguém. Nós precisamos de eventos de qualidade, com pilotos de qualidade e times de qualidade para continuarmos”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.