Webber chama Brabham de “epítome de campeão” e revela que tricampeão o aconselhou a não ir para Ferrari

Entristecido por ouvir a notícia da morte de Jack Brabham, Mark Webber escreveu uma nota em seu site na qual homenageou o tricampeão e aproveitou para agradecê-lo por toda a ajuda que recebeu do seu ídolo de infância. Brabham inclusive lhe disse que consideraria uma mudança para a Ferrari como traição

As imagens da carreira e da vida de Jack Brabham

Mark Webber não apenas prestou tributo ao tricampeão Jack Brabham como o agradeceu pela ajuda que recebeu ao longo de sua carreira no automobilismo. Em nota publicada em seu site nesta segunda-feira (19), horas após a morte de Brabham, o piloto da Porsche no Mundial de Endurance não economizou elogios ao que a figura do piloto representava para ele e para a família Webber.

O ex-piloto da Red Bull na F1 chamou Brabham de “epítome de campeão” e pediu desculpas por não ter conseguido se juntar a ele e a Alan Jones na lista de australianos campeões mundiais.

“Eu fiquei entristecido por ouvir a notícia da morte de Jack hoje – ele é a epítome de um piloto campeão e um verdadeiro australiano. Ele foi um limpa-trilhos: tomou o caminho mais difícil e tornou tudo mais fácil para o resto de nós. Quando penso em Jack, penso em um indivíduo tenaz”, começou Webber.

“Não havia regras ou um manual para Jack: ele resolvia tudo sozinho. O que ele conquistou contra os melhores do mundo e vencendo um dos seus três títulos com seu próprio carro é coisa de uma verdadeira lenda”, exaltou.

“No âmbito pessoal, Jack sempre foi o maior nome na casa dos Webber. Era inspirador. Meu pai seguiu sua carreira desde quando ele corria na Austrália e depois fez o possível para continuar acompanhando o progresso de Jack quando ele cruzou os mares para enfrentar os melhores do mundo”, relatou.

Jack Brabham foi o primeiro australiano campeão da F1 (Foto: Getty Images)

Webber contou que foi apresentado a Brabham antes de ir para a Europa fazer carreira e que recebeu muito apoio do piloto e dono de equipe na F1. Os conselhos se estenderam até a fase final da carreira no Mundial, quando ele recusou uma proposta para trocar a Red Bull pela Ferrari na temporada 2013.

“Depois de ouvir rumores de que eu poderia me mudar para a Ferrari, ele me disse que ficaria bem desapontado se eu fosse para lá porque, para ele, era uma grande traição porque eles eram sua motivação: os caras que ele queria bater no seu tempo!”, revelou.

“Jack e Margaret [esposa do tricampeão] sempre foram generosos e sou orgulhoso disso, e embora eu não tenha conseguido retribuir esse apoio me juntando a ele e a Alan Jones como campeão, eu dei a ele momentos muito felizes vencendo alguns dos GPs de maior prestígio”, disse o duas vezes vencedor do GP de Mônaco.

Por fim, encerrou desejando força para os familiares: “A Margaret, Geoff, Gary e David e suas respectivas famílias, vocês estão nos meus pensamentos nesta hora triste. Jack foi uma lenda no mais verdadeiro sentido da palavra, um australiano inspirador e batalhador e alguém que jamais será esquecido.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.