Webber diz que Räikkönen vai melhorar desempenho de Alonso nas classificações

O australiano disse que o espanhol vai se sentir motivado aos sábados a superar o novo companheiro de equipe, por isso também vai acabar melhorando como piloto no geral

Mark Webber já anunciou que está deixando a F1 no fim de 2013. Entretanto, isso não impediu que o australiano se mostrasse curioso com a parceria entre Kimi Räikkönen e Fernando Alonso, na Ferrari, no próximo ano. Em um evento de patrocinador nesta sexta-feira (13), o piloto da Red Bull disse que a principal vantagem da chegada do finlandês é que ele motivará o espanhol a ser mais rápido nos treinos classificatórios.

“Eu acho que Fernando verá isso como algo positivo”, disse o australiano à revista inglesa ‘Autosport’. “Os pontos positivos para mim é que Fernando precisa ser mais motivado aos sábados”, declarou.

“Kimi vai incomodá-lo e forçá-lo a tirar um pouco mais de si próprio. Nos domingos, não há dúvidas. Nós sabemos que Fernando é um piloto brilhante, mas aos sábados Kimi vai levá-lo a outro nível. Fernando vai também ver isso como a oportunidade de superar Kimi. Ele vai querer se mostrar nesta situação”, acrescentou.

Webber disse que Alonso estará motivado para vencer Kimi (Foto: Ferrari)

Webber, porém, reconheceu que a parceria também tem um ponto perigoso. O australiano disse que o bom ambiente na Ferrari pode acabar caso Alonso sinta que Räikkönen não está interessado em fazer o trabalho necessário para desenvolver o carro de 2014 e precise fazer todas as tarefas sozinho.

“A equipe precisa ter cuidado na parte técnica. Kimi, nós sabemos, é um piloto fenomenal, mas vai ser interessante ver o que Fernando vai sentir em termos de progresso no desenvolvimento. O ano que vem será um grande, grande desafio técnico. Ambos os pilotos precisam dedicar muito tempo a isso, e eu não acho que Fernando vai gostar se sobrar tudo para ele”, avaliou.

O ainda piloto da Red Bull disse, ainda, que essa seria uma situação extrema, mas provável, já que Alonso tem pressa para voltar a andar bem e lutar pelo tricampeonato. “Eles vão resolver essa questão. Não vejo muitos pontos negativos, mas eles têm 12 meses para fazer isso funcionar. Fernando não vai ser muito paciente em termos de perspectiva de desenvolvimento, deixando o companheiro sozinho”, afirmou.

Mesmo com o risco de problemas, o australiano disse que o retorno de Räikkönen à Ferrari é bom para o automobilismo, pois tanto a equipe italiana quanto o finlandês têm muitos torcedores, que terão motivos para ligar a televisão e acompanhar a F1.

“Acho que será bom para o esporte. Essas batalhas são necessárias, não apenas entre diferentes equipes, mas também internamente. Os torcedores da F1 acompanham os pilotos, e isso que é importante. Eles são pilotos experientes que mereceram essa chance, são pessoas que os torcedores acompanham, e é importante que continuem com carros bons”, disse.

Apesar disso, Webber disse que a reação dos fãs também vai depender do quanto a Ferrari for rápida em 2014. “A Ferrari é obviamente uma marca muito poderosa e precisa estar no topo. Eles já disseram que isso vai ou não funcionar. Acho que se o carro não for competitivo, isso não vai segurar os torcedores, mas, se o carro for rápido, então será divertido”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.