Whitmarsh admite que perder Alonso foi um erro e nega negociação, mas diz: "McLaren gostaria de tê-lo"

Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, reconheceu que foi um erro perder Fernando Alonso em 2007. Dirigente negou negociação com o piloto da Ferrari, mas admitiu que o time de Woking gostaria de contar com asturiano

Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, colocou um ponto final nos rumores e afirmou que o time de Woking não está negociando com Fernando Alonso visando a temporada 2014 da F1. Em entrevista ao jornal espanhol ‘AS’, o chefe do time de Woking elogiou o asturiano, mas lembrou que o piloto tem um contrato em vigor com a Ferrari.
 
O dirigente admitiu, entretanto, que, se estivesse livre no mercado, Alonso seria uma opção para a McLaren, mas afirmou que não procurou o piloto. “O fato é que eu comecei os rumores sem nenhuma intenção”, falou.
Whitmarsh reconheceu que perder Alonso em 2007 foi um erro (Foto: McLaren)
“Fui questionado diretamente em Cingapura: ‘Se Alonso estivesse disponível, gostaria de tê-lo em seu time?’ e respondi que sim. Tinha de ser honesto e fui. Mas é o que teria dito o responsável de qualquer equipe, porque Fernando leva o carro a uma posição em que ninguém achava possível no domingo de manhã”, ponderou. “É um competidor tão duro, um piloto tão inteligente e tão comprometido que leva seu carro ao limite com a experiência que tem. É um competidor formidável. Mas agora ele tem contrato com a Ferrari. No futuro, quem sabe”, continuou. 
 
Questionado se a saída de Alonso da McLaren em 2007 foi um erro, Whitmarsh não titubeou: “Sempre lamentei tê-lo perdido em 2007. Agora ele é um piloto mais maduro e forte. Sim, foi um erro”.
 
Perguntado, então, se a Honda, que voltará a fornecer motores para o time a partir de 2015, quer contar com Alonso, o dirigente declarou: “Tenho certeza que sim. A Honda gostaria de ter Alonso na McLaren, mas, acima de tudo, a McLaren gostaria de ter Fernando na McLaren”, frisou. “Mas, para ser claro, não abrimos nenhum tipo de negociação com ele. Fernando tem um contrato em vigor com a Ferrari. Neste momento, Fernando não é uma opção para a McLaren”, reforçou. 
 
Por fim, Whitmarsh ponderou que atualmente Fernando é o melhor piloto do grid, especialmente por conseguir tirar do carro mais do que ele tem para oferecer.
 
“Neste momento, podemos considerar que ele é o melhor piloto pelo que ele faz e porque tem mais pontos do que o carro merece, mesmo que isso possa parecer injusto para a Ferrari”, finalizou. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.