Williams abre mão de testes em Abu Dhabi e admite que vai começar 2022 “um pouco atrás”

Testes para novatos em Abu Dhabi serão primeira possibilidade de equipes testarem também os novos pneus da próxima temporada, que terão 18 polegadas, maiores que os atuais

F1 CHEGA AO MÉXICO + HAMILTON x VERSTAPPEN É NOVO SENNA x PROST? | Paddock GP #263

Com a introdução de um novo regulamento técnico na Fórmula 1 a partir de 2022, o conceito da construção dos carros na categoria também irá mudar. Desta forma, o documento também prevê mudanças nos pneus, que passarão a ser de 18 polegadas no ano que vem. Após o GP de Abu Dhabi, etapa de encerramento do campeonato de 2021, as equipes irão aproveitar o dia de testes dos novatos como forma de experimentar esses novos pneus, em carros de teste com a suspensão modificada. No entanto, a Williams já é uma que não vai participar.

De acordo com o chefe de performance da equipe de Grove, Dave Robson, a escuderia não possui um carro que possa ser usado, o que inviabiliza sua participação. “Infelizmente, não faremos nada”, assumiu. “Não testaremos lá porque não temos um carro de teste e isso nos impede de participar. Meu entendimento é de que se você não tem um carro para testes, você não está permitido a participar. Então, não estaremos lá”, disse.

O dirigente explicou que as razões para que a Williams não construa um carro de testes foram estritamente financeiras, já que, na visão da equipe, realizar os testes em Abu Dhabi não compensaria o valor investido. No entanto, esta será a única oportunidade para as equipes testarem os novos pneus antes do começo da pré-temporada de 2022, agendada para 21 de fevereiro, em Barcelona. Robson não soube precisar, no entanto, o prejuízo de sair atrás das concorrentes no período de testes.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Design do carro da Williams em 2022, já com os novos pneus (Foto: Williams)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Não fizemos exercícios para colocar isso em números”, afirmou. “Nós sabemos que o carro de testes seria benéfico, mas infelizmente no momento em que tínhamos que aceitar ou não, estávamos sem os recursos suficientes. Foi uma decisão tomada bastante tempo atrás e não podemos fazer nada sobre isso”, admitiu.

Com essa situação, o chefe de performance reconheceu a possibilidade de a Williams estar atrás das equipes que testarem em Abu Dhabi. No entanto, ressaltou que esse período pode ser recuperado até o início das disputas, com a primeira etapa do ano marcada para o Bahrein, um mês depois do começo da pré-temporada, no dia 20 de março.

“O que perderemos? Provavelmente começaremos os testes de inverno um pouco atrás, eu acho. Mas eu espero que, se o carro estiver andando bem, nós estejamos prontos para alcançá-los rapidamente. Gostaríamos de estar no teste, mas não estamos. De qualquer jeito, não estaremos muito atrás quando as corridas começarem”, encerrou.

David Vidales quase decola e acerta Dino Beganovic. Os dois pilotos, da Prema, abandonaram em Monza (Vídeo: FRECA)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.