Williams aprova F1 2024, mas admite “incapacidade” de lidar com tantos acidentes

Apesar de cair duas posições nos Construtores com relação a 2023, Williams considera que evoluiu mais do que os resultados mostraram neste ano

A Williams terminou a temporada 2024 da Fórmula 1 na nona posição entre os dez times do Mundial de Construtores, à frente apenas da Sauber. Os resultados representam uma queda perante 2023, quando terminaram na sétima colocação. Apesar do descenso, James Vowles, chefe da esquadra, considerou que o time evoluiu mais do que a classificação final mostra, além de indicar que o excesso de acidentes prejudicaram.

O ano foi de altos e baixos para a Williams. Em duas ocasiões, apenas um carro da equipe largou — Austrália, após Alexander Albon bater nos treinos livres e destruir o FW46, e São Paulo, quando Franco Colapinto e o tailandês se acidentaram na classificação daquele domingo, com o #23 ficando fora da etapa.

Colapinto, inclusive, foi chamado para substituir Logan Sargeant ao longo da temporada, muito pela sequência de acidentes que o norte-americano causou. Apesar do argentino ter entregado melhores resultados, a reta final do campeonato foi marcada por acidentes fortes, que colocou o piloto do #43 entre os pilotos que mais causaram prejuízo no ano.

Em números absolutos, o time de Grove anotou 17 pontos em 2024, sendo 11 a menos do que no ano anterior. Ainda assim, o projeto que a Williams está construído para o futuro, com foco para o regulamento que entrará em vigência na Fórmula 1 em 2026, foi capaz de recrutar Carlos Sainz, vencedor de quatro corridas na categoria, sendo duas pela Ferrari neste ano.

Franco Colapinto bateu durante a corrida no GP de São Paulo (Foto: Reprodução/F1)

“Não há dúvidas sobre isso [a Williams ter evoluído mais do que os resultados mostraram]. As equipes não estão preparadas para lidar com seis acidentes fortes. Desde que melhoramos o carro, nós lutamos pelo Q3. No Brasil, nossa disputa era pelos três primeiros antes da batida [de Albon na classificação]”, disse Vowles.

“Como disse no começo do ano, realizamos muitas mudanças internas e, por enquanto, seguimos assim. O resultado disso é que fizemos um carro que não estava no peso mínimo, o que prejudicou a primeira parte do campeonato. Mas é justo dizer que evoluímos mais do que diz nossa posição nos Construtores”, completou o chefe da Williams.

Encerrado o campeonato de 2024, os olhares, definitivamente, já estão no futuro. Vowles não escondeu que o foco principal está nas novas regras da categoria. “Teremos uma das duplas mais formidáveis com Alex e Carlos. Uma vasta experiência para nos guiar aos novos regulamentos em 2026”, encerrou.

Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

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