Williams destaca desempenho de Colapinto no GP da Itália: “Fantástica estreia”

Franco Colapinto foi bastante elogiado por James Vowles, chefe da Williams, após GP da Itália, a primeira corrida de um piloto argentino na Fórmula 1 em 23 anos

Franco Colapinto estreou na Fórmula 1 no último final de semana, no GP da Itália, saindo da 18ª posição e finalizando em 12º. O desempenho do primeiro argentino em 23 anos na categoria foi destacado por James Vowles, chefe da Williams, que classificou como “fantástica” a primeira corrida do piloto.

Reserva da equipe, Colapinto assumiu o posto de titular após a demissão de Logan Sargeant, definida depois de mais um acidente do norte-americano durante o TL3 do GP dos Países Baixos, que o deixou fora da classificação da corrida mencionada. A batida foi a gota d’água para a Williams.

Surpreendente para alguns, a equipe de Grove optou por promover Colapinto até o final do ano, em um mandato tampão, afinal, Carlos Sainz está confirmado como companheiro de Alexander Albon para 2025. A Red Bull chegou a oferecer Liam Lawson, enquanto a Mercedes ofertou Mick Schumacher para a vaga. Ao que parece, Vowles não está arrependido pela solução caseira.

Vale também destacar que Colapinto ficou perto de repetir o melhor resultado de Sargeant na temporada 2024 da Fórmula 1. O estadunidense completou o GP da Inglaterra na 11º posição, um posto à frente do alcançado pelo argentino em Monza.

Franco Colapinto (Foto: Williams)

“Neste final de semana, Franco, que tiramos da F2 e colocamos imediatamente na F1 — mas com uma significativa preparação nos bastidores —, fez um bom trabalho”, declarou o Vowles.

“Executou a corrida perfeitamente, progredindo e ultrapassando carros. Se tivesse saído como planejada a classificação — ele estava 0s1 do Alex [Albon] na curva 7, muito perto —, Franco teria potencialmente chegado aos pontos. Isso é fantástico para quem fez a primeira corrida”, completou o chefe da Williams.

Vowles também ressaltou que Colapinto soube lidar bem com o superaquecimento dos pneus traseiros ao longo das 53 voltas do GP da Itália, disputado em Monza. “Levou isso com calma”, encerrou.

Fórmula 1 volta de 13 a 15 de setembro em Baku, para a disputa do GP do Azerbaijão, 17º da temporada 2024.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.