Williams fala em “era mais equilibrada” na F1 e ratifica Pacto da Concórdia

A equipe de Grove foi a terceira a assinar o acordo, seguindo McLaren e Ferrari

Está aberta a temporada de assinaturas para o Pacto da Concórdia, que passa a valer a partir da temporada 2021 e até 2025. Após McLaren e Ferrari, que anunciaram as assinaturas mais cedo, foi a vez da Williams colocar caneta no papel e, na tarde desta terça-feira (18), garantir a sequência na Fórmula 1 por mais cinco anos.

O Pacto da Concórdia é o documento que rege acordos comerciais e compromisso de todas as marcas com o Mundial. Todos precisam assinar caso queiram seguir fazendo parte da F1.

“A Williams tem o prazer de confirmar que assinou o novo Pacto da Concórdia com a F1 para a temporada 2021. O acordo é de vital importância para garantir uma base sólida para o sucesso futuro do esporte. Os novos regulamentos esportivos, técnicos e financeiros serão cruciais para criar uma plataforma mais uniforme para todas as equipes, garantindo a viabilidade e sustentabilidade da Fórmula 1 a longo prazo, divulgou a equipe em comunicado.

“A Fórmula 1, a FIA e todas as dez equipes estão em negociação há vários meses para chegar a esse estágio, e a Williams agora concorda oficialmente com os novos termos estabelecidos pelo detentor dos direitos comerciais, o Liberty Media, por cinco anos a partir de 2021”, continuou.

“O novo Pacto da Concórdia representa um grande passo à frente, tanto para a Fórmula 1 quanto para a Williams. Como uma das equipes mais antigas do grid, estamos satisfeitos em ver a direção futura da F1 confirmada para a próxima era do campeonato”, afirmou Claire Williams, chefe-adjunta de equipe inglesa, que possui nove títulos entre os Construtores.

“Nossa expectativa, alinhada com a do Liberty Media, é que esta próxima era será caracterizada por corridas mais equilibradas e emocionantes, como resultado da nova plataforma de regulamentos, que inclui uma distribuição de receita mais equitativa e um limite máximo de custo para nosso esporte. O Pacto é um marco importante no desenvolvimento da Fórmula 1 e também representa uma oportunidade significativa para a Williams continuar nessa jornada de volta à frente do grid”, completou.

Claire Williams
Claire Williams foi a terceira chefe a assinar o Pacto da Concórdia (Foto: LAT/Williams)

O PACTO

Assim que o Pacto da Concórdia for assinado por todas as partes envolvidas, o novo regulamento entrará em vigor, simplificando as decisões, pois com a unanimidade das equipes não vai haver a necessidade de mudanças nas regras. A expectativa é que todas os times assinem o acordo ainda nesta semana, garantindo assim um bônus financeiro para os próximos anos.

O atual acordo, assinado em 2013 e que tem duração até 31 de dezembro de 2020, é responsável por determinar o tamanho da fatia do bolo, ou seja, regular a distribuição de receita para a FIA e as equipes do grid, além de regular também quanto cada time recebe de premiação ou tem de pegar de inscrição a cada início de temporada.

O Pacto da Concórdia também determina quesitos amplos, como regras sobre os direitos de transmissão da categoria, ou aspectos mais específicos e que evoluem com os anos, como taxas pagas pelos promotores para realizar uma etapa do Mundial e veiculação de imagens de um fim de semana de corrida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.