Williams fecha acordo de longo prazo com Mercedes para fornecimento de motor a partir de 2014

A Williams anunciou nesta quinta-feira (30) mudança de fornecedor de motor. Sai Renault e entra Mercedes para a temporada 2014 da F1, quando os motores passam a ser V6 de 1.6 l e turbos

A Williams encerrou os rumores sobre o fornecimento de motores e anunciou na manhã desta quinta-feira (30), por meio de comunicado, o contrato com a Mercedes para a próxima temporada da F1, em um acordo que descreveu como "de longo prazo".

A equipe atualmente possui parceria com a Renault em um vínculo que começou no início de 2012. Antes disso, o time inglês competia com equipamentos da Cosworth. O anúncio é o mais recente do que diz respeito ao mercado de motores da F1 para 2014, quando o regulamento técnico sofrerá grandes mudanças, com a adoção dos V6 de 1.6 L e turbos, no lugar dos atuais V8 aspirados de 2.4 L.

Mercedes fala em "acordo vitorioso" com Williams
Renault diz que saída da Williams “normaliza situação” para 2014
Williams assinou acordo com a Mercedes para fornecimento de motores (Foto: Getty Images)

Como parte do acordo, a Mercedes vai fornecer também todos os sistemas de recuperação de energia associados à unidade de potência, embora a Williams continue responsável pelo trabalho de desenvolvimento e produção de sua própria transmissão.

"Tenho o prazer de anunciar a nossa nova parceria com a Mercedes para a temporada 2014 de F1 e mais além", afirmou o chefe do time, Frank Williams, na nota. "A Mercedes tem sido um dos fornecedores de motor de maior sucesso no esporte e acreditamos que eles terão um pacote bastante competitivo", completou.

"Também gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a Renault por seu trabalho sério e contínuo desde que renovou sua parceria conosco em 2012. Nós apreciamos a forte relação que resultou em um grande sucesso ao longo dos anos, incluindo a vitória no ano passado no GP da Espanha", acrescentou o dirigente.

Claire Williams, vice-diretora da escuderia de Grove, acredita que o acordo com os alemães é crucial para o sucesso futuro do time. "O anúncio desta parceria é uma grande notícia para a Williams. Firmar um acordo para o fornecimento de motores é um marco fundamental para implementação de nossas estratégias para o futuro a longo prazo", disse.

"Temos também o prazer de concluir este acordo ainda no início da temporada e estamos ansiosos para trabalhar com a Mercedes no desenvolvimento do carro de 2014", continuou.

A Mercedes é a quinta marca que a Williams assina para o fornecimento de motores desde 2000. BMW, Cosworth, Toyota e Renault competiram em parceria com a esquadra britânica nas últimas temporadas.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube