Williams inicia investigação para descobrir causa em mistura de pneus no pit-stop de Bottas na Bélgica

Engenheiro-chefe da Williams, Rob Smedley confirmou que a equipe vai trabalhar para apurar o que de fato aconteceu durante o primeiro pit-stop de Valtteri Bottas no GP da Bélgica. Contra o regulamento, o time equipou o carro do finlandês com os dois tipos de pneus disponíveis para o fim de semana

A Williams abriu um processo investigativo para saber o que causou o erro clamoroso cometido pela equipe no primeiro pit-stop realizado por Valtteri Bottas no GP da Bélgica, no último domingo (23), no circuito de Spa-Francorchamps.

Na parada, ocorrida na oitava volta da corrida, a tripulação responsável pela troca de pneus do carro #77 tinha a missão de calçar as quatro rodas com pneus macios. Contudo, um dos mecânicos acabou por colocar, na roda traseira direita, outro composto médio, o que vai contra o regulamento que determina o uso de pneus do mesmo tipo.

Rob Smedley confirmou que a Williams abriu investigação para saber o que houve no pit-stop desastroso de Bottas(Foto: Getty Images)

Assim, Bottas foi punido pela direção de prova com o cumprimento de um drive-through, o que aconteceu na 17ª volta. Valtteri entende que teria potencial para cruzar a linha de chegada em quinto lugar, mas a perda de tempo em razão da punição o colocou apenas em nono no GP da Bélgica. A título de comparação, seu companheiro de equipe, Felipe Massa, terminou em sexto.

O resultado acabou sendo benéfico ao brasileiro no confronto interno com Bottas. Agora, Felipe soma 82 pontos, mesmo número de Kimi Räikkönen — que está na frente por ter como melhor resultado o segundo lugar no GP do Bahrein, contra o terceiro de Massa no GP da Áustria. Valtteri, com 79, caiu para o sexto lugar do Mundial de Pilotos.

Em entrevista à emissora britânica Sky Sports logo após a prova, Rob Smedley, engenheiro-chefe da Williams, disse que “os pit-stops acontecem tão rápido que ninguém percebeu”. Mas em seguida, o britânico cobrou rigor para apurar o que houve de errado em Spa-Francorchamps.

“Estou claramente desapontado pelo que aconteceu com Valtteri. Como equipe, cometemos um erro, e em nome dela, eu sinto muito por ter custado o que poderia ter sido um pódio. Haverá uma investigação dos processos para entender o que aconteceu e instalar um procedimento para que isso não se repita mais”, assegurou Smedley.

Chateado pela forma como se desenrolou o GP da Bélgica, Bottas pediu uma investigação não só sobre o desastroso pit-stop na oitava volta, mas pelo desempenho no ritmo de corrida em Spa-Francorchamps. "A gente pensava que seria bem mais rápido", comentou o piloto, nitidamente decepcionado.

WILSON É ACERTADO POR PEDAÇO DO CARRO DE KARAM EM CORRIDA DA INDY

determinarTipoPlayer(“15583895”, “2”, “0”);

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube