Williams lança FW43 com nova pintura e detalhes em vermelho

Tentando evitar a lanterna pelo terceiro ano consecutivo, a Williams lançou o FW43 que será guiado pelo novato Nicholas Latifi e pelo também jovem George Russell

A segunda-feira (17) foi de mais lançamento de carro para a temporada 2020 da F1. Buscando sair da lanterna que ocupou nos últimos dois anos, a Williams mostrou de forma online ao mundo o novo FW43, que será guiado pelos jovens George Russell e Nicholas Latifi.
 
O que mais chama atenção em primeira análise é a pintura, com um novo visual. Depois de competir em 2019 com um carro apenas azul claro e branco, 2020 começa com protagonismo do vermelho. Os sidepods agora são rubros, cor da ROKiT, patrocinadora-máster da escuderia. No resto do carro, o alviazul também está diferente: o bólido é majoritariamente branco, com o azul virando cor secundária.

O vermelho é uma escolha rara para a Williams. A última vez que um carro da equipe de Grove apareceu com tal cor foi em 1999, ainda na parceria com a marca tabagista Winfield. De lá para cá, essencialmente todos modelos da escuderia apostaram no azul e branco.

A nova Williams FW43 (Foto: Reprodução)

Entretanto, as imagens apresentadas são de uma versão renderizada do FW43. Em outras palavras, nem todas soluções aerodinâmicas podem ser vistas. A boa notícia é que a Williams tem um shakedown programado para o dia, com o verdadeiro FW43 dando as caras pela primeira vez. Aí, a torcida vai ser para um carro que confirme as expectativas da chefe Claire Williams.

“Nós passamos algum tempo corrigindo pontos fracos e nos asseguramos de que estamos com as pessoas, estruturas e equipamentos certos para entregar carros competitivos", disse a dirigente. "Estamos comprometidos com a reconstrução da Williams e com performances competitivas. Dessa forma, nossa campanha de 2020 é sobre fazer progresso. O espírito lutador ainda está muito vivo e, esse ano, todos vão continuar nessa luta até voltarmos para onde queremos estar”, seguiu.

"A equipe na fábrica trabalhou muito pesado no desenvolvimento do carro para a temporada 2020", comentou Doug McKiernan, diretor de design da equipe. "Nós prestamos atenção significativa em entender as áreas problemáticas do FW42 e escolhemos cuidadosamente quais áreas do carro seriam desenvolvidas, as que nos dariam mais performance para os recursos que temos. O principal conceito por trás do FW43 é que se trata de um desenvolvimento contínuo do FW42, sem mudanças fundamentais de conceito no desenho. O indicativo mais significativo de que estamos na direção certa vai ser o nível de correlação que temos entre as ferramentas que usamos para desenhar o carro e o que os dados da pista nos contam", destacou.
A nova Williams FW43 (Foto: Reprodução)

Dias após revelar o ronco do motor em um ambiente de muitos sorrisos e otimismo, a Williams lançou o carro que precisa fazer o time evoluir bastante caso queira passar alguma rival em 2020. Com Latifi entrando com a força financeira, é seguro dizer que Russell terá ainda mais responsabilidade que em 2019, quando bateu Robert Kubica em quase todas as provas, mas terminou atrás do companheiro pelo décimo lugar do polonês na Alemanha.

 
No ano passado, a esquadra comandada por Claire sofreu um verdadeiro drama. Apesar de ter revelado o design no dia 11 de fevereiro, o carro foi atrasado, perdeu o shakedown e cancelou os dois primeiros dias de ensaios.
 
E a tônica do andamento da temporada não foi muito diferente. Lutando para se manter na pista, teve um ano bastante complicado e nada competitivo, fechando a classificação na última colocação com apenas um ponto somado.
 

Paddockast #48
MELHORES PILOTOS BRASILEIROS DA DÉCADA

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.