Williams mantém base e apresenta novo FW38 sem mudanças aparentes para temporada 2016 da F1

Com um visual muito semelhante ao adotado no FW37 usado no ano passado, a Williams apresentou via internet o novo modelo com o qual vai tentar se manter no top-3 do Mundial de F1 na manhã desta sexta-feira (19)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

A Williams apresentou, na manhã desta sexta-feira (19), o FW38, modelo com o qual vai disputar a temporada 2016 do Mundial de F1 e tentar se manter no top-3 da categoria após terminar os dois últimos campeonatos em terceiro lugar. Embora Rob Smedley, chefe de performance do time de Grove, tenha afirmado que o lançamento oficial teria lugar no primeiro dia de atividades de pista na pré-temporada, na próxima segunda-feira, em Barcelona, a equipe se antecipou e mostrou as primeiras imagens do novo carro pela internet. À primeira vista, o bólido não conta com muitas mudanças aparentes em relação ao FW37, modelo do ano passado.

Assim como nas duas últimas temporadas, a Williams vai à pista com uma das duplas mais equilibradas da F1 atual, formada por Valtteri Bottas e Felipe Massa, quinto e sexto colocados, respectivamente, na temporada 2015. Outro trunfo da equipe britânica está no motor, o melhor da F1 na atualidade, fornecido pela Mercedes. Massa, inclusive, deixou aberto a possibilidade de vitórias e até de título diante de um ano em que a Williams "vai mudar mais".

Um dos principais focos da Williams para 2016 foi obter uma melhora considerável no equilíbrio do chassi. A equipe sofreu muito nas duas últimas temporadas em circuitos mais travados, como Mônaco, Hungaroring e Cingapura, e também sob condições de chuva. A expectativa do departamento técnico do time é corrigir tais deficiências para ter uma temporada mais equilibrada em qualquer tipo de situação ao longo do Mundial.

 
"A Williams começou a pavimentar nossa posição de volta às equipes de ponta depois de terminar em terceiro lugar no campeonato nas duas últimas temporadas. Esta tem sido uma grande conquista, levando em conta os recursos que nos cercam. Ficar onde estamos vai ser um desafio em si, mas estamos determinados a seguir melhorando, porque só ganhar nunca vai ser o bastante”, afirmou o lendário Frank Williams, cofundador da equipe multicampeã da F1.
Este é o carro com o qual a Williams vai tentar se manter no top-3 da F1 em 2016 (Foto: Williams)
“Temos uma equipe muito estável para entrar em 2016, com Felipe e Valtteri se unindo para uma terceira temporada seguida. Eles trabalham bem juntos e ambos têm a combinação ideal entre velocidade e consistência. Nossa equipe técnica também se manteve muito consistente, isso vai ser nossa vantagem, e temos algumas das melhores cabeças da engenharia no grid à nossa disposição”, continuou Williams, feliz por manter a dupla formada pelo brasileiro e o finlandês, bem como o corpo técnico do time, capitaneado por Rob Smedley e Paty Symonds, diretor-técnico.
 
“Vamos ter algumas semanas bem movimentadas de testes vindo pela frente para entender um pouco mais do nosso pacote e deixar o carro pronto para a primeira corrida. Nós temos de esperar até Melbourne para saber exatamente onde nós estamos, mas estou confiante de que nosso árduo trabalho durante o inverno vai nos recompensar e nos manter em uma boa posição”, complementou o dirigente.
A Williams apresentou nesta sexta-feira o novo FW38 sem muitas mudanças aparentes (Foto: Williams)
Massa se mostrou bastante ansioso e satisfeito por começar sua terceira temporada pela equipe britânica. “Garantir o terceiro lugar no Mundial de Construtores por dois anos seguidos é uma grande conquista e isso traz uma grande expectativa, uma dinâmica que estou animado para seguir construindo rumo a uma nova temporada. A equipe na fábrica tem trabalhado duro no novo carro e dedicamos muito tempo para entender onde precisamos melhorar”, disse o brasileiro de 34 anos.
 
“Tenho muita confiança na equipe da Williams e estou ansioso para guiar o FW38 e ver como ele se comporta. Estou igualmente satisfeito por ser companheiro de equipe do Valtteri por mais um ano. Ele é muito talentoso e traz muita coisa para a equipe”, complementou Felipe, exaltando o talento de Bottas.
O nórdico de 26 anos vai para sua quarta temporada na F1, sempre correndo pela Williams, e falou sobre o que espera do novo modelo. “É sempre um momento muito interessante e emocionante do ano porque temos um carro novo e mal podemos esperar para leva-lo à pista e ver como ele se comporta e o quão rápido ele é. Tem sido um bom inverno e, pelo que vi, parece que estamos no rumo certo com este carro. Testar na semana que vem vai ser a nossa chance de ver o quanto nosso desempenho melhorou desde a última corrida. O desenvolvimento do FW38 tem sido positivo, ao menos em teoria, agora precisamos vê-lo em pista”, comentou Bottas, que cobrou da Williams um carro capaz de vencer.
Com cara de 2015, o FW38 é o primeiro carro verdadeiramente novo apresentado até o momento para 2016 (Foto: Williams)
A última vitória do time de Grove na F1 aconteceu em 2012, quando Pastor Maldonado, de forma absolutamente inesperada, triunfou no GP da Espanha, em Barcelona, se colocando à frente de Fernando Alonso e Kimi Räikkönen.
 
“Como equipe, precisamos ser capazes de vencer corridas, que é o que estamos sempre tentando fazer. Tenho certeza de que fizemos melhorias em todas as áreas como equipe, por isso estamos buscando definitivamente lutar por resultados melhores neste ano. Gostaria de agradecer a todos na fábrica por seu trabalho duro durante o inverno para deixar o carro pronto”, acrescentou Valtteri.
A apresentação do novo FW38 foi concluída por Claire Williams, filha de Frank Williams e chefe-adjunta da escuderia britânica. “2016 promete ser um ano muito competitivo na F1 e vai haver uma série de equipes fortes que nós temos de mirar. Estamos confiantes de que demos um passo à frente durante o inverno e que o FW38 vai avançar diante dos pontos fortes do FW37 e melhorar algumas das suas fraquezas. Começamos o trabalho de design do carro mais cedo do que o normal e espero que este tempo extra de desenvolvimento nos coloque num bom lugar”, contou a dirigente.
 
“O carro que estamos lançando hoje não é de maneira alguma o produto final. Já estamos planejando atualizações para Melbourne e estamos lutando por melhorias constantes ao longo da temporada. A Williams começa 2016 num lugar forte. Temos uma grande equipe de pessoas e, nos dois últimos anos, começamos a recuperar nossa vantagem competitiva. Agora, precisamos nos manter e levar esta equipe de volta para onde todos querem que ela esteja”, finalizou.
 
Caberá a Bottas a chance de levar o FW38 à pista pela primeira vez, o que vai acontecer na próxima segunda-feira para a primeira de duas baterias de quatro dias de testes de pré-temporada, em Barcelona. A temporada 2016 do Mundial de F1 vai começar em 20 de março com a disputa do GP da Austrália, no circuito de Albert Park, em Melbourne.

Perdeu os lançamentos dos carros da F1 em 2016?
Só clicar na equipe desejada abaixo:

 

Perdeu os lançamentos dos carros da F1 em 2016?
Só clicar na equipe desejada abaixo:

 
VEJA A EDIÇÃO #16 DO PADDOCK GP, COM RAFAEL PASCHOALIN

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.