Williams terá novo sidepod nos treinos livres, mas peça pode não ser usada na disputa do GP da Austrália

O diretor-técnico da escuderia, Mike Coughlan, explicou que vai testar o novo sidepod, mas ainda não tomou uma decisão se ele será usado na corrida, já que o comportamento em temperaturas elevadas ainda é desconhecido

Depois de testar novos sidepod e sistema de escapamento no último dia de treinos coletivos em Barcelona, a Williams ainda não sabe se vai utilizá-los no GP da Austrália, neste fim de semana. O diretor técnico do time, Mike Coughlan, explicou que só vai tomar a decisão após os treinos livres, quando Pastor Maldonado e Valtteri Bottas vão testar configurações diferentes do carro.

“Nós vamos ter dois carros diferentes amanhã de manhã”, disse. “A temperatura mais fresca que o esperado vai nos ajudar porque nós projetamos um carro para correr com 40ºC, pois no Bahrein pode estar assim quente. Mas você perde desempenho significativo com temperaturas mais elevadas”, declarou o engenheiro à revista inglesa ‘Autosport’.

A Williams poderá ter atualizações para o GP da Austrália (Foto: Getty Images)

Com isso, embora as atualizações tenham significado um ganho de desempenho na Espanha, ainda não é certeza que elas serão usadas, já que o comportamento do carro em temperaturas mais elevadas ainda é desconhecido. “Todo mundo tenta minimizar o efeito com aberturas na carroceria. Nós preferimos apostar em uma zona maior de conforto, com temperaturas abaixo dos 30ºC”, completou.

Quem não se mostrou incomodado com a indefinição é Valtteri Bottas. Mesmo sendo obrigado a pilotar um carro diferente de Maldonado no primeiro treino, o finlandês explicou que essa situação é positiva para a equipe, pois será possível fazer uma comparação precisa entre as diferentes configurações.

“É uma boa chance para nós tentarmos acertos diferentes nas mesmas condições, com o mesmo pneu e no mesmo momento de pista. Isso é algo que não podemos fazer nos treinos coletivos, porque quando se faz os ajustes, leva algum tempo, e a direção do vento pode mudar. Será bom para nós ter um pouco mais de entendimento do carro”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.