Williams vê chance de pontos em Baku, mas admite “grande pressão” sobre Colapinto

Franco Colapinto fez ótima estreia na Fórmula 1 e quase alcançou a zona de pontos com a Williams. Agora, espera conseguir chegar mais perto no GP do Azerbaijão

O chefe da Williams, James Vowles, deu sua opinião sobre a estreia de Franco Colapinto na Fórmula 1 e reconheceu que o argentino recebeu ”mais informações do que um ser humano poderia lidar”. Colapinto foi um dos protagonistas do GP da Itália, a décima quinta etapa da temporada 2024 da categoria. O piloto argentino entrou no campeonato a nove rodadas do fim, depois de ser chamado para substituir Logan Sargeant, e, em sua primeira corrida, terminou em 12º após largar em 18º. O piloto fez seis ultrapassagens na pista e terminou apenas alguns segundos atrás do companheiro de equipe, Alexander Albon.

O desempenho do #43 foi elogiado por várias pessoas do automobilismo, incluindo Vowles. O britânico ficou impressionado com o desempenho do argentino, destacando sua rápida adaptação ao carro e a pequena diferença que manteve em relação ao experiente companheiro de equipe, apesar do erro na classificação que o impediu de estar mais à frente no grid de largada.

“Terminar a corrida tão perto de Albon é muito positivo. Ele fez um ótimo trabalho durante todo o fim de semana, não cometeu erros e a estratégia funcionou muito bem. Antes de entrar no carro, ele recebeu muitas informações, mais do que qualquer um poderia suportar, e esteve sob muita pressão durante todo o fim de semana, mas conseguiu resistir”, disse Vowles à revista britânica Autosport.

“Sua capacidade de suportar as exigências é algo que me surpreende. Ele reconhece que esteve sob pressão durante todo o fim de semana, mas isso não afetou seu desempenho e ele estava procurando dar o máximo de si. Essa atitude influenciou a decisão de promovê-lo à F1, é o que procuramos em um piloto”, acrescentou o dirigente.

Franco Colapinto fez ótima estreia na F1 (Foto: AFP)

Pensando nas próximas etapas da F1, no Azerbaijão e Singapura, Vowles diz que a Williams trabalha na introdução de um novo pacote de atualizações para consolidar o desempenho do FW46. Ainda segundo ele, o argentino tem uma chance de marcar pontos.

“Como equipe, temos de dar aos nossos pilotos o melhor carro possível, é a única maneira de atingir nossas metas. Estamos preparando um pacote de atualizações para consolidar nossa posição nos pontos”, afirmou. “Sabemos que [Colapinto] tem a chance de marcar pontos em Baku, mas ele tem de fazer um trabalho perfeito, e acho que é uma grande pressão para ele no momento”, concluiu.

Fórmula 1 volta de 13 a 15 de setembro em Baku, para a disputa do GP do Azerbaijão, 17ª etapa da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.