Williams vibra por ter FW43B com “atualização de primeira corrida” em teste

Para Simon Roberts, chefe de equipe da Williams, apesar do foco estar no desenvolvimento do carro de 2022, a escuderia chegará ao Bahrein com novidades e uma atualização robusta no FW43B

De olho na meta de finalmente sair da rabeira da Fórmula 1, a Williams, última colocada no Mundial de Construtores nas três últimas temporadas, já contabiliza uma vitória em 2021 antes mesmo da abertura da pré-temporada. A equipe de Grove começa a sessão de testes com melhorias em seu novo carro, o FW43B, preparado como se o campeonato fosse começar já neste fim de semana.

De acordo com o chefe da equipe, Simon Roberts, apesar do foco para a revolução que a Fórmula 1 vai promover em 2022 e as limitações de evolução no carro para a temporada atual, a equipe deve chegar ao Bahrein com atualizações importantes.

“Agora estamos tentando projetar e desenvolver o carro para 2022, que vai ser uma mudança enorme. É um conjunto de regras completamente novas, sem transição. Mas também há algumas oportunidades porque fizemos algum trabalho neste carro [de 2021]”, explicou o dirigente britânico em entrevista veiculada pela revista Autosport.

WILLIAMS; FW43B; WILLIAMS FW43B; F1; FÓRMULA 1;
O novo FW43B faz a Williams ter uma ponta de otimismo para a temporada que está por vir (Foto: Williams)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

WEB STORIES: Tudo sobre os lançamentos dos carros da F1 2021

“Curiosamente, temos algumas opções [de peças] que vamos levar ao Bahrein para o teste. É quase como uma atualização para a primeira corrida, o que é muito legal e estamos muito empolgados com isso”, salientou.

“Na verdade, temos um plano de atualização ao longo do ano, mas vai ser bem modesto e, como as outras equipes, espero que tenhamos muito cuidado sobre como colocar nossos recursos em cima disso”, completou Roberts.

Sobre a atualização que poderá ser vista na pré-temporada, Roberts ressaltou os recursos e os dados acumulados da equipe. “É uma ótima posição para se estar. Os dois pilotos vão testar essas opções [de peças], e temos peças suficientes para converter esses trabalhos para a corrida. Então, sim, isso pode ser uma atualização de uma primeira corrida, o que é ótimo, dependendo do que escolheremos”, destacou.

Trata-se, portanto, de enorme avanço por parte da Williams nesse sentido. Em 2019, em filme ainda na retina de muitos fãs da Fórmula 1, a equipe apresentou seu carro com atraso e perdeu dias importantes dos testes de pré-temporada. Um cenário que ficou para trás para uma equipe, agora sob nova direção, que tenta se reencontrar.

Simon Roberts, Fórmula 1 2020, Williams
Simon Roberts, chefe de equipe da Williams (Foto: Reprodução)

O dirigente ainda aproveitou para salientar as mudanças do carro do ano passado para o de 2021 e como a transição de regulamento, com poucas mudanças, ajudou neste processo.

“Fizemos tudo o que foi possível para tentar reduzir o peso no carro. Nós equilibramos todo o sistema de arrefecimento do carro, melhoramos tudo o que foi possível. Novamente, não é um ritmo normal, pois já conhecemos o carro. Corremos com ele em 17 GPs no ano passado, então temos muitas informações. Isso permitiu que os nossos engenheiros chegassem a um nível que nem sempre temos a oportunidade de atingir. Esperamos que [o carro] seja mais confiável, e essa é, claramente, a intenção”, disse Roberts.

Para as atividades do primeiro dia de pré-temporada, que acontece nesta sexta-feira (12), a Williams vai contar com seu piloto reserva Roy Nissany, que vai abrir os trabalhos em Sakhir.

Acesse a área de vídeos do GRANDE PRÊMIO.

GRANDE PRÊMIO traz uma cobertura pra lá de especial dos ensaios da Fórmula 1 em Sakhir. Acompanhe toda a transmissão dos testes de pré-temporada AO VIVO e em TEMPO REAL.

E, ao fim de cada um dos dias de teste, às 13h (de Brasília), vai ao ar o BRIEFING, programa AO VIVO na GP TV, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube, com Victor Martins, Evelyn Guimarães e Pedro Henrique Marum presentes à mesa virtual com o debate completo sobre a pré-temporada da Fórmula 1.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube