Xangai revela pedido da Fórmula 1 para ter GP da China como rodada dupla

Apenas uma corrida da F1 na China? Nada disso: a categoria quer uma rodada dupla no país, primeiro afetado pelo coronavírus. A possibilidade foi revelada pelo diretor de esportes de Xangai

O GP da China, o primeiro a ser suspenso por conta da pandemia do coronavírus, segue em conversas com a Fórmula 1 sobre a possibilidade de retorno ao calendário ainda em 2020. O país asiático começa a voltar ao normal e já quer receber eventos esportivos. E, no que depender da F1, é possível até mesmo uma rodada dupla em Xangai no fim do ano.

A possibilidade foi revelada por Xu Bin, diretor de esportes de Xangai. O dirigente, entretanto, nega qualquer acordo definitivo com a F1 e opta por esperar o desenrolar da pandemia.

“Nós seríamos capazes de realizar eventos em Xangai na segunda metade do ano, dependendo da situação da pandemia”, comentou Bin, entrevistado na Radio Popular de Xangai. “Nenhuma decisão foi tomada [sobre a F1], isso precisa ser proposto pela FOM. A F1 anunciou que vai retornar com oito corridas europeias, ainda sem etapas na Ásia. O evento original foi adiado para a segunda metade do ano. Durante as conversas, a FOM perguntou se poderíamos realizar duas corridas em Xangai. Não foi decidido ainda, vai depender da situação da pandemia”, seguiu.

F1 em Xangai em 2020? Sim, e até mesmo em dose dupla se for possível (Foto: Reprodução)

A realização de rodadas duplas é a forma encontrada pela F1 para fazer crescer uma temporada de diversas etapas canceladas. Os GPs da Austrália, da Holanda, de Mônaco, do Azerbaijão, da França, de Singapura e do Japão não vão acontecer em 2020. Em contrapartida, a categoria tem como objetivo o mínimo de 15 provas no ano.

Rodadas duplas já foram confirmadas em dois circuitos: Red Bull Ring e Silverstone. O formato é cogitado também para outras provas europeias, assim como no Oriente Médio. Uma viagem de pelo menos duas semanas para a China seria, com sobras, a mais longa para equipes e pilotos.

A temporada 2020 começa em 5 de julho, data do GP da Áustria. As corridas acontecem com portões fechados até segunda ordem.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube