Yas Marina será até 14s mais rápida por volta com mudanças no circuito, projeta Pirelli

Palco da decisão do título da Fórmula 1 em 2021, Yas Marina vai receber o Mundial neste fim de semana com características bem diferentes do traçado original

A configuração original do circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, que vigorava desde 2009 e que teve como último vencedor, no ano passado, Max Verstappen, já não existe mais. A organização do autódromo providenciou, em conjunto com a FIA, mudanças sensíveis no traçado e que tiveram como objetivo tornar a pista mais rápida e favorável a ultrapassagens. Às vésperas da prova deste fim de semana e da decisão do título envolvendo Max Verstappen e Lewis Hamilton, a Pirelli projetou enorme ganho de tempo por volta na pista árabe: cerca de 14s.

Dentre os principais pontos estão a remoção de duas chicanes. Tal mudança vai proporcionar o alargamento do grampo na curva 7, enquanto a retirada da chicane entre as curvas 11, 12, 13 e 14 para ser substituído por uma curva mais longa e com inclinação. Da mesma forma, o trecho entre as curvas 17, 18, 19 e 20 vai ser modificado para criar um trecho mais rápido no traçado.

Em junho, Saif Al Noaimi, CEO em exercício da Abu Dhabi Motorsports Management, responsável pelo circuito de Yas Marina, reforçou a intenção de fazer com que a pista entregue melhores corridas.

LEIA TAMBÉM
+Opinião GP: Verstappen x Hamilton é decisão em clima de guerra com equipes no auge
+Como Verstappen conseguiu ser punido cinco vezes no GP da Arábia Saudita de F1

ABU DHABI; YAS MARINA; MODIFICAÇÕES; CIRCUITO;
Abu Dhabi vai receber a decisão da F1 em 2021 com mudanças no traçado (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Estamos continuamente identificando maneiras em que podemos evoluir, manter nosso produto atualizado e manter o apoio da nossa base leal de fãs. Este programa, que representa um capítulo extremamente importante na história do circuito Yas Marina, vai envolver o trabalho realizado em três seções separadas da pista, aumentando a oportunidade para os pilotos ultrapassarem e ampliando a natureza competitiva de todos os eventos de automobilismo realizados no local”, disse o dirigente.

As mudanças resultaram num encurtamento do circuito em 273 m e proporcionou um aumento na quantidade de voltas para chegar ao padrão da Fórmula 1, de aproximadamente 305 km. Dos originais 55 giros, o GP de Abu Dhabi a partir desta temporada vai ter 58 voltas.

Mario Isola, diretor da Pirelli para a Fórmula 1, trouxe uma perspectiva de como será Abu Dhabi com as alterações. “Esta será a primeira vez que vamos lidar com a nova configuração, incluindo algumas áreas com asfalto novo, mas pudemos contar com simulações e outras informações com antecedência para nos prepararmos”.

“No geral, com a criação de algumas curvas mais rápidas, a pista fica mais rápida e com mais oportunidades de ultrapassagem. O resultado dessas mudanças são cargas verticais maiores, especialmente nos pneus dianteiros. Mas não esperamos que a severidade geral dos pneus mude de forma significativa, e é por isso que escolhemos a gama mais macia de pneus”.

A fornecedora sediada em Milão vai levar para o fim de semana os pneus C3, como duros, C4, como médios, e os C5, como macios.

Dois dias depois do desfecho da temporada, a Fórmula 1 volta a acelerar e realiza, em conjunto com a Pirelli, dois dias de testes com os novos pneus para 2022. As equipes vão contar com os chamados carros-mula, que serão adaptados aos novos pneus de 18” que entrarão em vigor no Mundial a partir do campeonato do ano que vem.

O próximo fim de semana vai marcar o desfecho da temporada 2021 e vai definir o grande campeão deste incrível ano. O GP de Abu Dhabi acontece entre 10 e 12 de dezembro no circuito de Yas Marina. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.