Tsunoda perde 3 posições no grid após bloquear Bottas no Q3 da Estíria. Russell é 10º

A direção de prova considerou que Yuki Tsunoda bloqueou a passagem de Valtteri Bottas e prejudicou o finlandês durante sua primeira volta rápida no Q3. Assim, o japonês perde a chance de largar em oitavo e vai partir em 11º, uma posição atrás de George Russell

Trivia e disputa de pênaltis: a Euro 2020 com Alonso e Ocon (Vídeo: Alpine)

Yuki Tsunoda vinha em um bom fim de semana no Red Bull Ring, mas recebeu uma notícia nada agradável nesta tarde de sábado (26), logo depois da classificação. O novato japonês da AlphaTauri, que havia se garantido em oitavo no grid de largada do GP da Estíria, perdeu três posições no alinhamento inicial da corrida deste domingo. Tudo porque o piloto foi considerado culpado por ter bloqueado a passagem de Valtteri Bottas durante sua volta rápida no Q3.

Tsunoda e Bottas foram chamados à torre dos comissários de prova para prestar esclarecimentos e confrontar suas respectivas versões com as imagens.

Segundo relata a direção de prova, o carro #22 [de Tsunoda] havia completado uma volta rápida e estava em comunicação com a equipe desde então. A equipe [a AlphaTauri] não alertou o carro #22 sobre a aproximação do carro #77 [de Bottas], que vinha em uma volta rápida.

George Russell vai largar em décimo com a Williams neste domingo no GP da Estíria (Foto: Williams)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

WEB STORIES: Como ficou o grid de largada do GP da Estíria de Fórmula 1

Bottas se aproximou de Tsunoda na entrada da curva 4. Yuki estava no traçado habitual e, quando tentou sair dessa linha, acabou por impedir de forma desnecessária a passagem da Mercedes do finlandês. Segundo a direção de prova “é de responsabilidade de cada piloto estar atento aos carros mais rápidos quando se está em uma volta lenta”.

“A equipe deveria ter ajudado o piloto a ficar alerta sobre a aproximação de um carro mais rápido, mas a falta de comunicação não é desculpa para o piloto”, acrescentou a direção de prova.

Assim, Tsunoda perdeu três posições no grid, além de ter acrescido 1 ponto à sua carteira de punições, agora com 2 pontos no total.

Desta forma, Tsunoda vai largar em 11º lugar no grid do GP da Estíria deste domingo, logo atrás de George Russell, que com a punição imposta ao japonês obtém assim sua melhor posição de largada com a Williams na Fórmula 1.

O GP da Estíria tem largada prevista para 10h (de Brasília) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar