Tsunoda perde 3 posições no grid após bloquear Bottas no Q3 da Estíria. Russell é 10º
A direção de prova considerou que Yuki Tsunoda bloqueou a passagem de Valtteri Bottas e prejudicou o finlandês durante sua primeira volta rápida no Q3. Assim, o japonês perde a chance de largar em oitavo e vai partir em 11º, uma posição atrás de George Russell
Yuki Tsunoda vinha em um bom fim de semana no Red Bull Ring, mas recebeu uma notícia nada agradável nesta tarde de sábado (26), logo depois da classificação. O novato japonês da AlphaTauri, que havia se garantido em oitavo no grid de largada do GP da Estíria, perdeu três posições no alinhamento inicial da corrida deste domingo. Tudo porque o piloto foi considerado culpado por ter bloqueado a passagem de Valtteri Bottas durante sua volta rápida no Q3.
Tsunoda e Bottas foram chamados à torre dos comissários de prova para prestar esclarecimentos e confrontar suas respectivas versões com as imagens.
Segundo relata a direção de prova, o carro #22 [de Tsunoda] havia completado uma volta rápida e estava em comunicação com a equipe desde então. A equipe [a AlphaTauri] não alertou o carro #22 sobre a aproximação do carro #77 [de Bottas], que vinha em uma volta rápida.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como ficou o grid de largada do GP da Estíria de Fórmula 1
Bottas se aproximou de Tsunoda na entrada da curva 4. Yuki estava no traçado habitual e, quando tentou sair dessa linha, acabou por impedir de forma desnecessária a passagem da Mercedes do finlandês. Segundo a direção de prova “é de responsabilidade de cada piloto estar atento aos carros mais rápidos quando se está em uma volta lenta”.
“A equipe deveria ter ajudado o piloto a ficar alerta sobre a aproximação de um carro mais rápido, mas a falta de comunicação não é desculpa para o piloto”, acrescentou a direção de prova.
Assim, Tsunoda perdeu três posições no grid, além de ter acrescido 1 ponto à sua carteira de punições, agora com 2 pontos no total.
Desta forma, Tsunoda vai largar em 11º lugar no grid do GP da Estíria deste domingo, logo atrás de George Russell, que com a punição imposta ao japonês obtém assim sua melhor posição de largada com a Williams na Fórmula 1.
O GP da Estíria tem largada prevista para 10h (de Brasília) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube