Tsunoda relembra erros em ano de estreia e admite: “Não sabia o que estava fazendo”

Yuki Tsunoda descartou traçar pódios ou vitórias como meta na Fórmula 1 por enquanto e acredita que pensamento o levou a cometer erros em seu ano de estreia na categoria

O SORTUDO DA FÓRMULA 1 2022: COMO RUSSELL AGARROU CHANCES NA MERCEDES

Yuki Tsunoda se considera um piloto melhor na Fórmula 1 em 2022. No ano passado, o piloto japonês passou por seu ano de estreia vivendo diversos altos e baixos — ao mesmo tempo em que demonstrou velocidade, o nipônico cometeu erros ao forçar demais o carro e ainda se estressou com a AlphaTauri pelo rádio em algumas ocasiões. Agora, o #22 prefere focar em objetivos mais palpáveis do que um pódio ou uma vitória — e acredita estar dando certo.

“No momento, eu não sei”, respondeu Tsunoda ao ser questionado se estaria querendo ser o primeiro japonês a vencer na F1. “Estou apenas focando na situação que tenho agora, principalmente desenvolver o carro, e ao mesmo tempo somar o maior número possível de pontos. É claro, se tivesse alguma oportunidade de conseguir um pódio, eu tentaria maximizar isso. E obviamente seria bom chegar ao pódio, mas no momento eu não estou focado nisso”, salientou.

Relacionadas


Tsunoda afirmou que a gana de conseguir alcançar um pódio em sua temporada de estreia na Fórmula 1 foi justamente um dos motivos que causaram o grande número de erros do piloto em 2021, já que estava forçando o carro da AlphaTauri em momentos desnecessários — e que acabaram custando caro. Apesar de manter o objetivo em mente, Yuki admitiu que não pensa mais tanto no assunto como no ano passado.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Tsunoda descartou pensar em pódio na temporada 2022 para não repetir erros (Foto: AlphaTauri)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Vou dizer, eu tentei chegar a um pódio no ano passado, na primeira metade da temporada”, afirmou. “A expectativa estava tão alta, e de repente eu cometi vários erros, sempre forçando demais nas curvas. Agora, não penso sobre essas coisas. Estou aproveitando a situação que tenho agora, trabalhando como equipe e marcando o máximo possível de pontos. Mas é claro, se eu vencer ou chegar ao pódio seria ótimo”, concordou.

Por fim, o japonês da AlphaTauri ainda fez uma comparação em relação à habilidade que adquiriu com um ano de experiência na maior categoria do automobilismo e garantiu que os erros foram importantes para que chegasse ao lugar que está hoje. Na opinião de Tsunoda, o controle que possui do carro é muito maior este ano, principalmente após os aprendizados do ano anterior.

“[Tenho] muito mais controle, eu diria, comparado ao ano passado”, disse Tsunoda ao Autosport. “No ano passado, eu não estava. Eu não sabia o que estava fazendo, sabe? E forçando até o limite em todas as voltas, é assim que as coisas acontecem. Mas isso me fez melhorar, então é bom para aprender como piloto. Depois disso eu fiquei mal, mas aprendi. E pude dar o próximo passo, por isso consigo marcar pontos hoje. Então, acho que foi um passo gigante em comparação ao ano passado, principalmente no ritmo de corrida”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.