Zytek confirma desenvolvimento de sistemas híbridos para regras de 2014 e pode virar fornecedora na F1

A empresa britânica Zytek pode se tornar mais uma fabricante de motores da F1. A companhia confirmou que está trabalhando em um sistema híbrido para atender ao novo regulamento de 2014

A empresa britânica Zytek pode se tornar mais uma fabricante de motores da F1. A companhia confirmou que está trabalhando em um sistema híbrido para atender ao novo regulamento de 2014. Atualmente, apenas Ferrari, Mercedes e Renault se mostraram comprometidas em produzir os motores V6 turbos de 1.6 l que serão utilizados na próxima temporada. Rumores na imprensa europeia também apontam para o interesse da Honda, por meio de um acordo com a McLaren, mas para 2015.

"O foco agora está no desenvolvimento de sistemas híbridos para os regulamentos de 2014 (F1 e WEC), mas não posso dizer muito mais que isso", afirmou a empresa em declaração à revista 'Racecar Engineering'.

Zytek pode entrar na F1 (Foto: Getty Images)

A Zytek trabalhou em 2009 com a Mercedes no desenvolvimento do Kers, o sistema de reaproveitamento de energia cinética. A parceria foi muito bem-sucedida. Porém, a empresa inglesa alertou que um eventual envolvimento com a F1 depende de um financiamento significativo. "Talvez façamos algo para nós mesmos. Certamente, temos todos os elementos necessários, experiência e habilidade, para fazer e, além disso, ainda contamos com as alterações nos regulamentos", completou.

"Mas, obviamente, esse é um grande trabalho que demanda também muito dinheiro, porque vamos transformar um conceito simples de engenharia em um pacote realmente competitivo", acrescentou.

A Zytek é uma das principais fabricantes de motor híbridos e atualmente fornece motores para Auto GP, as categorias LMP1 e LMP2 do WEC, o Mundial de Endurance, além da World Series. Também foi a primeira fábrica a conseguir um pódio com um carro híbrido em 2009, na Le Mans Series. 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube