Zytek confirma desenvolvimento de sistemas híbridos para regras de 2014 e pode virar fornecedora na F1

A empresa britânica Zytek pode se tornar mais uma fabricante de motores da F1. A companhia confirmou que está trabalhando em um sistema híbrido para atender ao novo regulamento de 2014

A empresa britânica Zytek pode se tornar mais uma fabricante de motores da F1. A companhia confirmou que está trabalhando em um sistema híbrido para atender ao novo regulamento de 2014. Atualmente, apenas Ferrari, Mercedes e Renault se mostraram comprometidas em produzir os motores V6 turbos de 1.6 l que serão utilizados na próxima temporada. Rumores na imprensa europeia também apontam para o interesse da Honda, por meio de um acordo com a McLaren, mas para 2015.

"O foco agora está no desenvolvimento de sistemas híbridos para os regulamentos de 2014 (F1 e WEC), mas não posso dizer muito mais que isso", afirmou a empresa em declaração à revista 'Racecar Engineering'.

Zytek pode entrar na F1 (Foto: Getty Images)

A Zytek trabalhou em 2009 com a Mercedes no desenvolvimento do Kers, o sistema de reaproveitamento de energia cinética. A parceria foi muito bem-sucedida. Porém, a empresa inglesa alertou que um eventual envolvimento com a F1 depende de um financiamento significativo. "Talvez façamos algo para nós mesmos. Certamente, temos todos os elementos necessários, experiência e habilidade, para fazer e, além disso, ainda contamos com as alterações nos regulamentos", completou.

"Mas, obviamente, esse é um grande trabalho que demanda também muito dinheiro, porque vamos transformar um conceito simples de engenharia em um pacote realmente competitivo", acrescentou.

A Zytek é uma das principais fabricantes de motor híbridos e atualmente fornece motores para Auto GP, as categorias LMP1 e LMP2 do WEC, o Mundial de Endurance, além da World Series. Também foi a primeira fábrica a conseguir um pódio com um carro híbrido em 2009, na Le Mans Series. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.