Albon aproveita incidente, supera Fuoco e conquista vitória na tumultuada corrida 1 da F2 em Baku. Sette Câmara é 4º

A F2 teve uma corrida 1 bastante tumultuada no Azerbaijão. Neste sábado, os pilotos foram para a pista para a primeira disputa do final de semana e, após incidentes, bandeiras amarelas e dois carros de segurança, Alexander Albon manteve o bom desempenho e se manteve afastado dos problemas para garantir sua primeira vitória. Jack Aitken e Antonio Fuoco completaram o pódio do dia

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O Azerbaijão foi testemunha de uma agitada corrida 1 da F2. Neste sábado (28), os pilotos foram para a pista para a primeira disputa do final de semana e, após tantas reviravoltas, Alexander Albon saiu vitorioso da disputa.
 

O tailandês foi quem largou da pole-position e na parte inicial da prova estava mostrando um bom desempenho. No entanto, viu seu principal adversário, George Russell, ir aos boxes antes e quando foi sua vez de fazer o pit-stop, voltou para a pista em terceiro.
 
Em uma disputa bastante tumultuada, já estava mais para trás do pelotão quando, em uma das relargadas, viu o líder Russell e Nicky De Vries se enroscarem e saírem do traçado, perdendo a ponteira. Foi sua chance de retomar o primeiro posto.
 
Fazendo uma bela ultrapassagem, Alexander superou Antonio Fuoco para retomar a primeira colocação e dali não sair mais. Quem ficou em segundo foi Jack Aitken, que superou o italiano já no final. Sergio Sette Câmara fez boa corrida para cruzar a linha de chegada na quarta posição, enquanto Nicholas Latifi fechou o top-5.
Alexander Albon (Foto: FIA Fórmula 2)

Confira como foi a corrida 1 da F2 em Baku:
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Para a primeira corrida da segunda etapa da temporada 2018 da F2, quem largava da pole-position no circuito de rua de Baku era Alexander Albon. Saindo ao seu lado vinha Lando Norris, com Gerge Russell e Luca Ghiotto fechando a segunda fila. O brasileiro Sergio Sette Câmara largava da sexta posição. O piloto classificou-se em sétimo, mas com uma punição a Santino Ferrucci, o titular da Carlin acabou ganhando um posto.
 

E antes mesmo da saída ser autorizada, o atual líder da classificação já teve o primeiro revés da prova no Azerbaijão. Já alinhado no grid, o piloto teve um problema em seu carro e teve de se dirigir para os boxes. Com isso, acabou começando a corrida do pitlane. Quem também teve problemas foi Tadasuke Makino, que ficou parado em sua posição.
 
Então, quando a largada foi enfim liberada, Russell fez uma excelente saída para logo pular para a ponta do pelotão antes mesmo da primeira posição. Mas pouco depois, Albon deu o troco em cima do adversário para retomar a liderança da corrida. Ghiotto era quem vinha na terceira colocação.
 
Então, na curva 16 da primeira volta, o golpe de azar dessa vez foi em cima de Luca. O piloto acabou perdendo o controle de seu carro e encheu o muro da pista do Azerbaijão. Com o carro parado no meio da pista, foi necessária a intervenção do safety-car. A ordem na tabela era Albon na liderança, seguido por De Vries, Arjun Maini e Sette Câmara em quinto. Norris, que largou do pit-lane, por conta da primeira volta insana, já era 13º.
 
No final da quarta volta, enfim, o safety-car voltou para os boxes. Com a corrida reiniciada, Albon e Russell recomeçaram uma animada batalha pela ponta do pelotão. Lado a lado na curva, o titular da Dams acabou levando a melhor. Quem vinha em terceiro era De Vries, com Sérgio conseguindo a quarta colocação. A liderança do tailandês já era de 0s588.
 
No sexto giro, Russell decidiu optar por uma estratégia diferente de Alexander. O inglês acabou indo para os boxes para uma parada. Enquanto isso, na pista, mais um competidor tinha problemas em seu carro, e dessa vez era Maini, vindo lento no traçado. Maximilian Günther também engordava a lista daqueles que abandonaram. Isso causou uma bandeira amarela localizada.
A largada da corrida 1 no Azerbaijão (Foto: FIA Fórmula 2)
Na oitava volta, então, foi a vez do líder Albon parar. Ao voltar para a pista, acabou retornando atrás de Russell e De Vries. Pouco depois do pit-stop, Roberto Merhi quem estava na primeira colocação. Sette Câmara, neste ponto da corrida, aparecia no oitavo posto.
Com 11 voltas completadas, George havia assumido a liderança e já tinha uma considerável vantagem na ponta do pelotão, com mais de 5s de respiro para De Vries, o segundo. Albon era o terceiro colocado, com Fuoco e Nissany fechando o rol dos cinco primeiros daquela altura da prova.
 
Após toda a movimentação das primeiras voltas, as coisas pareciam ter se acalmado em Baku. Uma animada briga que era vista no circuito de rua era de Fukuzumi e Markelov, com o russo tentando tomar a sexta colocação do japonês. Após uma investida certeira, o titular da Russian Time conseguiu superá-lo.
 
Quem vinha fazendo grande prova de recuperação era Lando Norris. Com 14 giros para o tremular da bandeira quadriculada, o piloto fez uma bela ultrapassagem em cima de Boschung para entrar no top-10 do pelotão. No entanto, o suíço não se viu satisfeito e começou a pressão em cima do adversário para retomar o posto.
 
Quem também protagonizou uma grande ultrapassagem foi Sette Câmara. Quando tentava ultrapassar Fukuzumi, o brasileiro colocou por dentro e superou o japonês sem grandes problemas. O titular da Arden tentou dar o troco, mas o piloto da Carlin conseguiu segurá-lo para manter a sétima colocação.
 
Quando as coisas pareciam calmas, mais um acidente na pista. Agora, Nissany acabou perdendo o carro e acertando o muro de segurança. Por conta disso, o carro de segurança se fez necessário mais uma vez na pista. A ordem do momento era Russell, De Vries, Albon, Fuoco e Markelov. Sette Câmara já aparecia em sexto.
 
Na 20ª volta, as luzes do safety-car se apagam e os pilotos são liberados para a terceira relargada da prova. Em uma reviravolta inimaginável, Russell foi tentar se desviar de um acidente com De Vires e acabou indo para fora da pista, perdendo a liderança e caindo para 15º.

Quem se aproveitou de tudo foi Fuoco, que acabou tomando a primeira colocação do pelotão. Albon vinha em segundo e Sette Câmara também acabou ajudado pelo incidente. Com todo o rolo, o piloto aparecia na terceira colocação e já beliscava um importante pódio para a classificação. Aitken e Latifi fechavam o top-5.
 

No giro seguinte, no entanto, Jack estava empenhado em conseguir o degrau mais baixo do pódio. Em um bote certo em cima de Sergio, o titular da Art conseguia tomar a terceira colocação, jogando o brasileiro para quarto. Enquanto isso, mais para trás, Norris já aparecia no sexto posto. Pouco depois, foi a vez de Markelv abandonar com um estouro em seu motor. Isso causou bandeira amarela temporária.
 
Em mais uma incrível reviravolta, Albon voltava para a liderança da prova. O piloto da Dams fez uma linda ultrapassagem em cima de Fuoco para retomar para o primeiro posto da tabela. Aitken era o terceiro, com Sette Câmara e Latifi fechando o top-5. Não muito depois, o canadense superou o brasileiro, que logo tratou de dar o troco. Dos 20 pilotos que haviam largado, sete já haviam abandonado.
 
Dali para o final, poucas coisas mudaram no circuito do Azerbaijão. Em uma prova tumultuada, Albon mostrou bom desempenho e conquistou a primeira vitória da carreira. Quem cruzou a linha de chegada na segunda colocação foi Aitken, com Fuoco completando o pódio do dia.
 
Sette Câmara fez boa disputa para receber a bandeira quadriculada na quarta colocação, enquanto Latifi fechou a prova em quinto. Em excelente prova de recuperação, Norris, que largou do pitlane, terminou em sexto, com Boschung, Merhi, Makino, Gelael, Ferrucci, Russel e Fukuzumi terminando a lista dos que completaram a corrida 1.
Sérgio Sette Câmara (Foto: FIA Fórmula 2)

F2 2018, Azerbaijão, Baku, corrida 1:

1 ALEXANDER ALBON TAI DAMS  
2 JACK AITKEN ING ART +1.9
3 ANTONIO FUOCO ITA CHAROUZ +29
4 SÉRGIO SETTE CÂMARA BRA CARLIN +5.8
5 NICHOLAS LATIFI CAN DAMS +7.0
6 LANDO NORRIS ING CARLIN +7.6
7 RALPH BOSCHUNG SUI MP +12.6
8 ROBERTO MERHI ESP MP +14.3
9 TADASUKE MAKINO JAP RUSSIAN TIME +15.6
10 SEAN GELAEL INA PREMA +20.8
11 SANTINO FERRUCCI EUA TRIDENT +45.7
12 GEORGE RUSSELL ING ART +59.0
13 NIREI FUKUZUMI JAP ARDEN +1:15.5
14 NYCK DE VRIES HOL PREMA +5 voltas
15 ARTEM MARKELOV RUS RUSSIAN TIME +7 voltas
16 ROY NISSANY ISR CAMPOS +12 voltas
17 ARJUN MAINI IND TRIDENT +22 voltas
18 MAXIMILIAN GÜNTHER ALE ARDEN +23 voltas
19 LUCA GHIOTTO ITA CAMPOS +29 voltas
20 LOUIS DELÉTRAZ SUI CHAROUZ +29 voltas

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.