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Foi uma corrida tão boa quanto tranquila para Alexander Albon. Na corrida 1 da F2 em Silverstone, neste sábado (7), o tailandês teve um caminho simples para visitar o alto do pódio: largando em segundo, o piloto viu o líder George Russell ter um pit-stop lento, que permitiu a troca de posições e, consequente, a vitória.
Além do pit-stop lento, Russell também excedeu o limite de velocidade nos boxes e levou o acréscimo de 5s ao tempo total de prova. Não foi suficiente para tirar o britânico do segundo lugar, mas enterrou qualquer chance de dar o troco em Albon.
O pódio ainda contou com Antonio Fuoco. O italiano ficou distante da briga pela vitória, mas fez uso de um bom trabalho defensivo para escapar dos ataques de pilotos que vinham atrás. Louis Delétraz e Luca Ghiotto completaram o top-5, pouco atrás de Fuoco.
Alexander Albon venceu em Silverstone (Foto: FIA F2)
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A zona de pontos ainda contou com Artem Markelov, Maximilian Günther, Nyck de Vries, Ralph Boschung e Lando Norris. Norris, aliás, teve um dia difícil: vice-líder do campeonato, o britânico teve um pit-stop desastroso e terminou em décimo, resultado ruim para a briga pelo título.
O dia, aliás, foi ruim para a Carlin como um todo: Sérgio Sette Câmara abandonou. O brasileiro chegou a brigar pelo terceiro lugar com Fuoco, mas viu o motor estourar com apenas cinco voltas para o fim, forçando o abandono imediato.
O resultado mantém Russell na liderança, agora com 156 pontos. Norris, 123, e Albon, 114, são os adversários mais próximos.
Saiba como foi a corrida 1 de Silverstone da F2
A primeira corrida da F2 em Silverstone teve, como previsto, largada lançada. O safety-car recolheu e permitiu que George Russell começasse a liderar a disputa, com Alexander Albon, Antonio Fuoco, Louis Delétraz e Sérgio Sette Câmara fechando o top-5.
A primeiras voltas eram de Russell tentando abrir vantagem sobre Albon e Fuoco. O italiano, por sua vez, sofria pressão do companheiro Delétraz na briga pela última posição de pódio.
A primeira grande briga da prova foi pelo sétimo lugar. Arjun Maini foi para cima de Artem Markelov, que sofria para encontrar o melhor rendimento. O indiano tirou proveito e encaixou uma bela ultrapassagem por fora. E depois veio outra: Maini colou em Lando Norris, que cometeu um pequeno erro e ficou vulnerável na briga pelo sexto posto.
O ciclo de pits começou na volta 6, e causou uma grande mudança na corrida. Russell, que abria com facilidade na liderança, teve uma parada lenta e viu Albon passar, virando o líder virtual. Mais uma volta e outro britânico se complicou: Norris deixou o carro morrer, perdeu muito tempo e voltou à pista em último.
Sérgio Sette Câmara abandonou (Foto: FIA F2)
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Enquanto três carros retardavam a parada, Albon ocupava o quarto lugar e esperava para ser líder de fato. Russell, Fuoco, Delétraz e Sette Câmara vinham atrás, na mesma estratégia.
A casa de Russell caiu ainda mais na sequência. Uma investigação dos comissários concluiu que o britânico excedeu o limite de velocidade nos boxes, o que resultou em um acréscimo de 5s ao tempo total de prova. Mesmo assim, os 6s de vantagem sobre Fuoco, terceiro, serviam como consolação.
As voltas passavam e Sette Câmara ficava ameaçado. O brasileiro viu Luca Ghiotto ensaiar uma ultrapassagem, quase tocando roda, mas se manteve.
A volta 15 trouxe o primeiro abandono do dia. Nirei Fukuzuki, que vinha fora da zona de pontos, teve problemas mecânicos e estacionou na beira da pista. A situação forçou um breve safety-car virtual que foi ótimo para Sette Câmara. O brasileiro colou em Fuoco e começou a brigar por terreno.
George Russell ficou em segundo depois de liderar as primeiras voltas (Foto: FIA F2)
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A briga rendeu frutos na volta 18, quando Sette Câmara passou Delétraz, assumindo a sexta posição – quarta virtual, já que Makino e Boschung seguiam sem parar.
Enquanto isso, Sette Câmara trabalhava para alcançar o que passaria a ser um pódio, brigando com Fuoco. Mas o brasileiro não contava com um safety-car virtual, consequência de uma rodada de Sean Gelael, que permitiu que o italiano voltasse a abrir vantagem.
Mas tudo isso acabou sendo em vão. Com cinco voltas para o fim, o motor de Sette Câmara começou a soltar fumaça. Logo depois, um princípio de incêndio forçou o abandono e o fim do dia para o brasileiro.
F2 2018, Silverstone, corrida 1, final:
1 |
ALEXANDER ALBON |
TAI |
DAMS |
|
29 voltas |
2 |
GEORGE RUSSELL |
ING |
ART |
+9.7 |
|
3 |
ANTONIO FUOCO |
ITA |
CHAROUZ |
+18.5 |
|
4 |
LOUIS DELÉTRAZ |
SUI |
CHAROUZ |
+26.6 |
|
5 |
LUCA GHIOTTO |
ITA |
CAMPOS |
+27.0 |
|
6 |
ARTEM MARKELOV |
RUS |
RUSSIAN TIME |
+27.1 |
|
7 |
MAXIMILIAN GÜNTHER |
ALE |
ARDEN |
+34.0 |
|
8 |
NYCK DE VRIES |
HOL |
PREMA |
+28.0 |
|
9 |
RALPH BOSCHUNG |
SUI |
MP |
+37.2 |
|
10 |
LANDO NORRIS |
ING |
CARLIN |
+39.6 |
|
11 |
ROBERTO MERHI |
ESP |
MP |
+39.9 |
|
12 |
TADASUKE MAKINO |
JAP |
RUSSIAN TIME |
+40.1 |
|
13 |
JACK AITKEN |
ING |
ART |
+42.9 |
|
14 |
ARJUN MAINI |
IND |
TRIDENT |
+54.8 |
|
15 |
ROY NISSANY |
ISR |
CAMPOS |
+58.0 |
|
16 |
SANTINO FERRUCCI |
EUA |
TRIDENT |
+59.3 |
|
17 |
NICHOLAS LATIFI |
CAN |
DAMS |
+59.7 |
|
18 |
SÉRGIO SETTE CÂMARA |
BRA |
CARLIN |
+6 voltas |
NC |
19 |
NIREI FUKUZUMI |
JAP |
ARDEN |
+9 voltas |
NC |
20 |
SEAN GELAEL |
INA |
PREMA |
+16 voltas |
NC |