Após problemas na França, FIA anuncia largadas com safety-car para etapas de Áustria e Inglaterra da F2

A FIA agiu após vários pilotos terem problemas nas largadas em Paul Ricard e, na impossibilidade momentânea da F2 testar soluções por conta das três corridas consecutivas, ordenou que as partidas na Áustria e Inglaterra aconteçam em procedimento de safety-car. No sábado, George Russell e Lando Norris abrem a fila

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A F2 anunciou no fim da tarde desta sexta-feira (29), menos de 24 horas antes da primeira corrida do fim de semana na Áustria, que as etapas dos próximos nove dias – em Spielberg e depois na Inglaterra, em Silverstone – contarão com largadas sob procedimentos de safety-car.

 
Em comunicado, a categoria explicou que os problemas com carros parados nas largadas das duas corridas do último fim de semana, na França, representam uma questão perigosa. E que, como a F2 segue a F1 com três etapas em semanas consecutivas, novos formatos não podem ser testados no momento. A medida será revista após a Inglaterra.
 
O sistema será simples: o safety-car se junta ao pelotão para a volta de apresentação, fica para a largada e completa a primeira volta para depois regressar ao pit-lane. Durante a volta inicial, as equipes serão informadas da largada em movimento que se segue e um RS – rolling start, na sigla em inglês – vai aparecer nos painéis luminosos. 
 
"Essa situação não é ideal, mas a segurança dos pilotos é uma prioridade. Como não temos tempo para testar e validar apropriadamente um conserto permanente nos problemas de largada, o que a FIA decidiu foi definitivamente a decisão mais segura", defendeu o diretor-executivo da F2, Bruno Michel.
Problemas na F2 (Foto: Reprodução/Twitter)
"Isso também dará tempo o bastante para trabalhar numa solução para o problema e retornar à situação normal e segura para Budapeste e o restante da temporada", arrematou.

De fato, foram vários os pilotos que não conseguiram largar direito em Paul Ricard. O líder do campeonato, Lando Norris, e Artem Markelov não partiram na corrida 1, enquanto George Russell, que vencera a primeira prova, também não largou na segunda prova. Tadasuke Makino e Jack Aitken tiveram outros problemas. 

 
A primeira corrida na Áustria, marcada para as 11h45 (de Brasília) do sábado, terá Russell e Norris, pupilos de Mercedes e McLaren, na primeira fila. Sérgio Sette Câmara parte da terceira colocação.
LISTRAS LISÉRGICAS

COM CHICANE E CORES POLÊMICAS, PAUL RICARD DIVIDE OPINIÕES

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.