Cem Bölükbaşı acerta com Charouz e vira primeiro piloto da F1 Esports a chegar na F2

Desta forma, Cem Bölükbaşı é o primeiro nome a participar da competição de eSports da Fórmula 1 que consegue alcançar este nível de competição

AS NOVIDADES DA F1 2022: O QUE ESPERAR DE ALBON E ZHOU?

O grid da temporada 2022 da Fórmula 2 ganhou um novo nome na manhã desta quarta-feira (12): Cem Bölükbaşı. O piloto turco, que completa 24 anos de idade em algumas semanas, assinou contrato para defender a Charouz ao longo do campeonato deste ano e se tornou marco histórico: é o primeiro atleta que chega neste nível do esporte a motor após passar pela competição de eSports da Fórmula 1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Bölükbaşı guiou desde pequeno, inicialmente no motocross e passou anos competindo de kart na Turquia e outras partes da Europa antes de se especializar nos eSports. Em 2017, quando a Fórmula 1 criou a F1 Esports, seu campeonato virtual oficial, o piloto já estava nos quadros e foi quinto colocado no campeonato. Voltou a disputar partes das temporadas de 2018 e 2019, essa última pela Toro Rosso.

A intenção de Bölükbaşı depois disso era focar em pistas reais, algo que começou a fazer na GT4 Europeia. A pandemia atrasou os planos e fez com que disputasse o campeonato inaugural de eSports da Renault, em 2020, e fosse campeão. Em 2021, voltou a disputar a GT4 Euro, além da European Le Mans Series na classe LMP3 e dos monopostos da F3 Asiática e da Euroformula, onde terminou na nona e quinta colocações, respectivamente. Foram duas vitórias na Euroformula, inclusive, pela Van Amersfoot.

Cem Bölükbaşı assinou com a Charouz e vai disputar a F2 em 2022 (Foto: Fórmula 2)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram
Hamilton com futuro em xeque? História de vida e até curso online indicam ‘fico’ na F1

A mesma Van Amersfoot promoveu Bölükbaşı a testar em Abu Dhabi, após o fim da temporada, em dezembro. Mas foi com a tcheca Charouz que o turco fechou.

“Quero agradecer a Charouz pela confiança em mim. Farei meu melhor para honrar isso. É óbvio que não posso esperar para entrar no carro para testar, especialmente depois do primeiro gosto que eu tive no ano passado. É o mais próximo da F1 que existe, e estou determinado a dar 110% para aprender como controlar tudo no carro e provar meu potencial como piloto”, afirmou o jovem.

“Será um desafio animador e uma nova experiência para ele, mas já mostrou que tem capacidade de aprender rapidamente e conquistar bons resultados nas categorias-satélite mais próximas da F1 e mais difíceis”, elogiou Antonin Charouz, dono da equipe.

Outro piloto que participou da temporada inaugural da F1 Esports e esteve na escadaria da F1 foi o brasileiro Igor Fraga, mas que acabou disputando somente uma parte da temporada 2020 da Fórmula 3 com a própria Charouz. Mas a situação da equipe estava complicada, e a participação acabou rendendo pouco.

A temporada 2022 da Fórmula 2 começa no mesmo fim de semana da F1: dias 18-20 de março, no Bahrein.

OS PILOTOS QUE METERAM BEDELHO ONDE NÃO FORAM CHAMADOS
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.