Com corrida mais longa no domingo, F2 detalha formato de novo de fim de semana

Fórmula 2 manterá a distância das corridas a partir de 2021, mas fez inversão. Prova que vale mais pontos e é mais longa acontecerá no domingo

A FIA detalhou o novo formato do fim de semana de competição da Fórmula 2 a partir de 2021. Por motivos financeiros, as categorias correrão em finais de semana separados, e com três corridas para cada evento.

“Estou feliz por revelar as mudanças do nosso regulamento esportivo, aprovado pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor. É fantástico colocar a corrida longa no domingo, o mesmo dia do GP de Fórmula 1. Vai aumentar o show aos fãs e tornar ainda mais especial”, declarou Bruno Michel, diretor-executivo da Fórmula 2.

A sexta-feira se manteve como nos anos anteriores. Um treino livre de 45 minutos e a sessão de classificação cronometrada em 30 minutos. As mudanças começam a acontecer no sábado. Serão duas corridas curtas com distância estipulada de 120 km ou 45 minutos.

FÓRMULA 1; BAHREIN; DOMINGO;
Domingo de sol e calor em Sakhir, palco do GP do Bahrein de Fórmula 1 (Foto: Bahrain International Circuit)

A corrida longa, tradicionalmente realizada no sábado, passa a acontecer no domingo. O formato de 170 km ou uma hora com pit-stop obrigatório foi mantido. Cada piloto precisa utilizar dois compostos de pneus diferentes durante a corrida.

A sessão de classificação, de 30 minutos, determina o grid de largada da corrida longa, no domingo. A primeira corrida curta terá a ordem definida revertendo o top-10 da classificação de sexta. Já a corrida curta 2 inverte os 10 primeiros colocados da corrida curta 1.

O piloto que anotar a pole-position na sexta-feira manterá a conquista de quatro pontos. As corridas curtas darão tentos aos 8 primeiros colocados (15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 na ordem), enquanto o top-10 pontua na corrida longa (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1). Os 2 pontos de volta mais rápida foram mantidos para cara corrida. Agora, um piloto pode somar até 65 pontos em um fim de semana, diferente dos 48 na atualidade.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube