De Vries supera Delétraz e vence segunda corrida da F2 na França. Sette Câmara termina em sexto

Depois dos erros do sábado, a corrida do domingo da etapa francesa da F2 foi bem menos confusa. Na frente, Nyck de Vries demorou um pouco para chegar à ponta, mas chegou e foi embora. Lando Norris ganhou dez posições e conseguiu pontuar

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A segunda corrida do fim de semana da F2 na França, na manhã deste domingo (24), não teve as confusões que o dia anterior apresentou – ou a chuva -, mas teve seus bons momentos. Nyck de Vries largou bem e logo limpou Nicholas Latifi da frente para começar a chegar em Louis Delétraz. Após 17 voltas, atacou de vez e tomou a ponta. Daí em diante, apenas abriu e venceu sem dificuldades.
 
Delétraz não sofreu grandes ataques apesar de Luca Ghiotto encostar nele no final. Os dois fecharam em segundo e terceiro, finalizando o pódio. Antonio Fuoco chegou a sofrer forte pressão de Sérgio Sette Câmara em dado momento, mas segurou bem e fechou em quarto.
 
O quinto posto foi de Lando Norris. O líder do campeonato largou em 16º, viu algumas posições virem na direção dele por problemas de rivais, mas fez todo o trabalho que poderia ter feito: ultrapassou quem aparecia, inclusive o companheiro de equipe, e cruzou a bandeira quadriculada em quinto. 
 
Sette Câmara foi o sexto. Quando Norris encostava nele, teve a oportunidade de passar Fuoco. Não deu, o italiano escapou da dupla, e restou a Sérgio segurar os ataques de Norris. Os dois brigaram firme, tocaram roda com roda numa disputa legítima por espaço, mas Sette Câmara se deu pior e ficou atrás. Terminou na sexta colocação.
 
Alexander Albon foi o sétimo, ganhando, assim como Sette Câmara, uma posição nos instantes finais após um erro de Nicholas Latifi. O canadense tentava recuperar uma posição perdida para Norris, mas cometeu um equívoco, tocou a asa na traseira do rival e acabou saindo da pista. Terminou em oitavo, na posição final da zona de pontos. 
Nyck de Vries (Foto: Reprodução/Twitter)
Vencedor da corrida do sábado, George Russell teve problemas antes da largada e teve o carro tirado do grid para análise. Completou a corrida somente no 17º lugar. Norris lidera o campeonato com 104 pontos contra 91 de Russell.
 
A F2 volta logo no próximo fim de semana, direto de Spielberg, na Áustria.

Confira como foi a corrida:

 
Ainda mesmo antes da largada, o vencedor da prova de abertura do fim de semana, George Russell, via o carro tirado do grid. Problemas de acelerador não permitiram que o postulante ao título saísse de seu lugar natural. Em situação um pouco mais constrangedora pessoalmente, Jack Aitken rodou durante a volta de apresentação e também sequer largou.
 
Pole de acordo com o sistema de grid reverso, Tadasuke Makino largou muito mal. O japonês perdeu três posições logo na largada, dando vez a Nicholas Latifi na ponta. Mas Latifi não tinha muito espaço para alegria, porque Louis Delétraz vinha colado atrás e com carro mais rápido.
 
Lando Norris, líder do campeonato, vinha numa missão. Após ter problemas e não pontuar no sábado, partiu do 16º posto e imediatamente começou a garimpar posições. Em quatro voltas, estava bem abastecido no top-10. Em sete das 21 voltas, era sétimo e começava a perseguir Sérgio Sette Câmara.
Lando Norris (Foto: Reprodução/Twitter)
Delétraz atacava incessantemente o líder Latifi até que conseguiu tomar a ponta. Sem muita defesa, Latifi também não segurou Nyck de Vries, que logo tomou o segundo posto. 
 
Após o começo ruim, Makino foi para os boxes com problemas, algo que Sean Gelael também fizeram instantes antes. Ambos perderam várias voltas por lá.
 
Norris chegava a Sette Câmara pelo sexto posto, mas o brasileiro também apagava a desvantagem que tinha para o quinto postado, Antonio Fuoco. Após 13 voltas, Sette Câmara aparentemente sabia que passar o italiano era um movimento de vida ou morte na corrida.
 
Maximilian Günther tinha a oitava e última colocação da zona de pontas na corrida, mas foi alcançado em bloco por Santino Ferrucci e Alexander Albon. Ferrucci passou primeiro, depois Albon pressionou e acabou forçando um erro de Günther, que saiu da pista rumo à área de escape.
Sérgio Sette Câmara em Paul Ricard (Foto: FIA F2)
Apesar do começo forte, Delétraz não conseguiu abrir vantagem para De Vries e começou a ver o efeito contrário: passou a ser atacado. Na 14ª volta, De Vries conseguiu efetuar a ultrapassagem e imediatamente começou a escapar na primeira posição.
 
Sette Câmara não conseguia passar Fuoco. Após várias voltas de tentativa, o ataque passou a vir de Norris. O inglês encostou, fez o movimento para passar o brasileiro, mas não contornou a curva e precisou dar mais um espaço ao companheiro. Instantes depois, no entanto, Norris tentou de novo e foi inapelável: os dois até tocaram roda com roda durante uma bela disputa, mas o líder do campeonato assumiu o sexto posto. 

Norris ainda teve tempo para atacar e ultrapassar Latifi. O canadense fechou a participação confusa tentando dar o troco, mas errando o cálculo e tocando Norris. Apenas Latifi ficou no prejuízo, já que saiu da pista e perde tanbém as posições para Sette Câmara e Albon.

A vitória ficou mesmo com De Vries, seguido por Delétraz e Ghioto no pódio. Fuoco, Norris, Sette Câmara, Albon e Latifi pontuaram.

F2, França, Paul Ricard, Corrida 2, Classificação Final:

1 NYCK DE VRIES HOL PREMA 38:28.325 21 voltas
2 LOUIS DELÉTRAZ SUI CHAROUZ +9.648  
3 LUCA GHIOTTO ESP CAMPOS +9.870  
4 ANTONIO FUOCO ITA CHAROUZ +16.678  
5 LANDO NORRIS ING CARLIN +17.752  
6 SÉRGIO SETTE CÂMARA BRA CARLIN +20.405  
7 ALEXANDER ALBON TAI DAMS +20.732  
8 NICHOLAS LATIFI CAN DAMS +24.445  
9 SANTINO FERRUCCI EUA TRIDENT +35.726  
10 ROY NISSANY ISR CAMPOS +41.643  
11 MAXIMILIAN GÜNTHER ALE ARDEN +49.489  
12 NIREI FUKUZUMI JAP ARDEN +53.765  
13 ARJUN MAINI IND TRIDENT +59.010  
14 ARTEM MARKELOV RUS RUSSIAN TIME +1 volta  
15 ROBERTO MERHI ESP MP +1 volta  
16 RALPH BOSCHUNG SUI MP +1 volta  
17 GEORGE RUSSELL ING ART +2 volta  
18 SEAN GELAEL INA PREMA +2 voltas  
19 TADASUKE MAKINO JAP RUSSIAN TIME   NC
20 JACK AITKEN ING ART   NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.