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A temporada 2018 da F2 produziu mais uma grande corrida na manhã deste domingo (8). Em Silverstone, um dos templos do automobilismo mundial, Maximilian Günther aproveitou a regra do grid invertido e venceu pela primeira vez na categoria de acesso à F1. Apesar de ter liderado de ponta a ponta, o alemão da Arden passou grande sufoco no fim com a forte pressão de um George Russell em forma esplendorosa. O britânico largou em sétimo, passou um a um e ficou a apenas 0s520 de Günther na linha de chegada após 21 voltas.
Lando Norris também fez uma grande corrida de recuperação. Depois de ter largado em décimo, o vice-líder do campeonato ganhou muitas posições, com direito a uma ultrapassagem dupla sobre Artem Markelov e Nyck de Vries. O piloto da Carlin terminou em terceiro lugar. Markelov foi o quarto, seguido por Louis Delétraz. Luca Ghitto foi o sexto, enquanto De Vries, que largou em segundo, fechou só em sétimo, à frente de Alexander Albon, o vencedor de sábado.
Sergio Sette Câmara sabia que teria uma prova difícil pela frente depois da quebra do motor na corrida de sábado. O brasileiro largou em 18º e acabou levando a pior num incidente que envolveu Nicholas Latifi. O piloto da Carlin perdeu a asa dianteira e teve de ir aos boxes para fazer a troca. Em seguida, o mineiro empreendeu forte ritmo, marcou a melhor volta da corrida, mas não conseguiu ganhar posições por ter ficado muito atrás, terminando mesmo em 18º.
Maximilian Günther venceu de ponta a ponta na F2 neste domingo. Mas levou sufoco no fim (Foto: FIA F2)
O campeonato agora tem Russell ainda mais líder. O britânico soma 170, contra 133 de Lando Norris. Alexander Albon tem 115, contra 110 de Markelov. Antonio Fuoco soma 97 e Sette Câmara continua com 86 tentos.
A oitava rodada dupla do campeonato acontece entre os dias 28 e 29 de julho em Hungaroring, última prova antes da pausa de quatro semanas prevista pelo calendário da F2.
Saiba como foi a corrida 2 da F2 em Silverstone
Pela regra do grid invertido em relação à primeira prova do fim de semana, Maximilian Günther partiu na frente, com Nyck de Vries ao seu lado. Grande vencedor do sábado, Alexander Albon largou em oitavo, fechando a quarta fila, ao lado de George Russell, o líder do campeonato. Lando Norris partiu em décimo, oito posições à frente de Sergio Sette Câmara. O brasileiro tinha uma corrida de recuperação pela frente.
Companheiro de equipe de Günther na Arden, Nirei Fukuzumi teve seu carro parado antes da largada lançada e sequer começou a prova. Já o jovem alemão se manteve na liderança da prova. E pouco mais atrás, Louis Delétraz travava grande batalha contra Luca Ghiotto pelo quarto lugar. E durante disputa com Nicholas Latifi, Sette Câmara levou a pior e perdeu a asa dianteira. O brasileiro foi para os boxes para que a Carlin instalasse uma nova peça.
Quem também disputava posição era Norris, que duelava com Alex Albon pelo oitavo lugar. Em curva descendente no campeonato, o britânico não conseguiu ultrapassar o piloto tailandês, que manteve a posição de largada. Por outro lado, Russell começava sua escalada ao passar Ghiotto e subir para sexto. Em seguida, Norris finalmente passava Albon para faturar o oitavo lugar.
Na volta 9, Russell fez outra bela ultrapassagem, por fora na curva Brooklands, para ganhar o quinto lugar de Antonio Fuoco. Sette Câmara vinha bem mais atrás em relação aos adversários e remava para se aproximar, a ponto de fazer a volta mais rápida da prova no décimo giro.
Em forma esplendorosa, Russell deixava outro adversário para trás. Na volta 11, o dono da casa passava Delétraz para tomar o quarto lugar, partindo então para cima de Artem Markelov, o terceiro colocado, que sequer ofereceu resistência para ser batido na volta 14. Norris também buscava se recuperar e fazia outra bela manobra para superar Luca Ghiotto.
Incidente entre Antonio Fuoco e Lando Norris durante a corrida 2 em Silverstone (Foto: Reprodução)
O safety-car virtual entrou em ação após um incidente envolvendo Fuoco e Norris, que brigavam pelo sexto lugar. O italiano levou a pior no contato ocorrido na curva Brooklands, perdeu o controle do carro da Charouz e só parou na barreira de proteção. A volta retomou seu ritmo normal pouco depois, e o alemão Günther seguiu sem ser ameaçado na liderança.
O incidente foi colocado sob investigação pelos comissários, e novamente Fuoco levou a pior ao ser punido em 10s. Nada que mudaria tanto, já que o italiano já tinha abandonado. Norris, enquanto isso, subia mais uma posição para tomar o quinto lugar. E Russell passava a ter apenas Günther à sua frente depois de ultrapassar De Vries e subir para segundo. O holandês tinha problemas, e Norris aproveitou para dar um duplo bote: passou não apenas De Vries, mas também Markelov na curva Club.
Restando duas voltas para o fim, Russell reduziu de 4s para menos de 2s a diferença para Günther. O britânico deu tudo do carro para tentar vencer em casa. A sorte do alemão é que a corrida só teve 21 voltas. Maximilian cruzou a linha de chegada na frente, mas apenas 0s520 à frente de Russell. E Norris completou o pódio em dia de festa para o automobilismo britânico.
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