FIA alega que Bortoleto foi avisado e teve tempo de evitar pit-lane durante VSC no Catar
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) alegou que Gabriel Bortoleto teria recebido avisos visuais e sonoros sobre o safety-car virtual, portanto teve tempo para não entrar no pit-lane na corrida 2 da F2 no Catar
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) emitiu o documento oficial explicando a punição aplicada a Gabriel Bortoleto na corrida 2 da Fórmula 2 no Catar, realizada neste domingo (1º), e alegou que ele teve tempo de evitar o pit-lane durante o safety-car virtual (VSC). O brasileiro tomou 5s de punição por cruzar a linha da entrada dos boxes e perdeu a vitória para Paul Aron.
Tudo aconteceu quando Andrea Kimi Antonelli perdeu o controle do carro — avariado após toque de Richard Verschoor nos boxes — e foi parar na brita. A situação, embora clássica para safety-car, trouxe primeiro o virtual.
Acontece que Gabriel estava pronto para efetuar a troca obrigatória. A Invicta, então, avisou para ele ficar na pista, mas era tarde demais, pois Bortoleto já havia entrado na área do pit-lane.
“Os comissários examinaram as evidências em vídeo e os dados de telemetria”, começou o texto. “O carro #10 estava entrando na curva 16 quando o safety-car virtual (VSC) foi acionado. O piloto teria recebido alerta audível de som, a tela do volante teria mostrado o VSC e os painéis de luz [na pista] foram acesos.”
“O piloto pretendia entrar no pit-lane e continuou a fazer isso, embora não seja permitido pelo VSC. O piloto cruzou completamente a linha pontilhada destacada no item 19.2 das anotações do diretor de prova. O diretor de prova comunicou a todas as equipes, após pedido de esclarecimento, que um carro será considerado como tendo entrado na reta dos boxes se uma roda cruzar essa linha pontilhada”, continuou.
“Portanto, o carro #10 estava no pit-lane nesse instante, conforme definido pelo diretor de prova. O piloto, então, optou por retornar à pista e fez isso depois de passar pelo poste de sinalização, cruzando a linha branca que separa o pit-lane da pista”, seguiu o documento.
Por fim, os comissários explicaram que “a punição mínima foi escolhida para essa infração, pois a sequência de eventos foi muito próxima, mas os comissários ainda julgaram que o piloto teve tempo suficiente para abortar a entrada nos boxes conforme necessário”.
Após a corrida, Gabriel disse em comunicado enviado à imprensa que a punição “havia sido correta”. “Infelizmente eu não tive outra atitude a tomar”, salientou.
O GRANDE PRÊMIO procurou a assessoria de Bortoleto e perguntou se, de fato, houve tempo para ele evitar o traçado do pit-lane quando o safety-car virtual estava em ação, conforme alegado pela FIA. Também perguntou em qual momento a Invicta avisou do SCV, mas ouviu que o piloto “não falaria mais nada sobre o tema”.
Bortoleto terminou oficialmente em terceiro e marcou 15 pontos, enquanto Isack Hadjar ficou em segundo e anotou 18. Na classificação, o brasileiro lidera com 188.5, enquanto o rival francês tem 188.
A Fórmula 2 retorna no próximo fim de semana, em Abu Dhabi, última rodada da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.
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