FIA segue limpa e demite diretora de provas da F2 antes de estreia no GP do Catar
Às vésperas do GP do Catar de Fórmula 2, FIA demitiu Janette Tan, que assumiria o cargo de diretora de prova da categoria
A Federação Internacional de Automobilismo [FIA] surpreendeu ao demitir a recém-empossada diretora de provas da Fórmula 2, Janette Tan, dias antes da disputa do GP do Catar, que encerra o hiato superior a dois meses sem corridas da categoria.
Tan foi apontada como substituta de Rui Marques, que assumiu o mesmo cargo na Fórmula 1, após a demissão de Niels Wittich da função dias depois do GP de São Paulo, realizado no início do mês — no anúncio, a FIA disse que o alemão pediu as contas, o que foi desmentido pelo dirigente na sequência.
Com a escolha por Marques, Tan assumiu o cargo de diretora de prova na Fórmula 2 de maneira interina e, originalmente, faria a função para os GPs do Catar e Abu Dhabi, entre os dias 6 e 8 de dezembro. No entanto, a expectativa é que ela exercesse a função em 2025.
A princípio, Marques vai acumular as funções na F1 e F2 no Catar. O português vai para o terceiro fim de semana em sequência atuando como diretor de prova. Além do GP de Las Vegas, ele esteve à frente da direção de prova das diversas corridas do GP de Macau, disputado entre os dias 15 e 17 de novembro.
A razão da demissão de Tan não foi divulgada, mas é mais um episódio polêmico envolvendo a gestão de Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA. Mais cedo, o jornal britânico Daily Mail reportou que Tim Mayer, comissário-chefe da Fórmula 1, foi demitido. A razão do bilhete azul para o filho do cofundador da McLaren, Teddy Mayer, teria sido a invasão de pista no GP dos EUA, em Austin, no final de outubro. Tim Mayer também era responsável pelo WEC e Fórmula E nos Estados Unidos.
Além de Mayer, Tan e Wittich, Paolo Bassari, então diretor de compliance da FIA, deixou o cargo em novembro. Steve Nielsen (ex-diretor-esportivo), Tim Gross (ex-diretor-técnico), Pierre Ketterer e Edward Floydd (ex-membros da área jurídica), Deborah Mayer, chefe da Comissão Feminina no Esporte a motor da FIA, e Natalie Robyn, primeira CEO da FIA, são outros exemplos de baixas sofridas recentemente na entidade.
A Fórmula 2 retorna neste fim de semana, de 29 de novembro a 1º de dezembro, com a rodada do Catar, primeira vez da categoria no circuito de Lusail.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Band aposta em Bortoleto e transmite corridas de domingo do Catar e de Abu Dhabi da F2