Bortoleto pode ser campeão no Catar? Confira matemática do título da Fórmula 2 2024
É possível, mas vai exigir uma rodada perfeita de Gabriel Bortoleto e novo tropeço de Isack Hadjar. Confira as possiblidades para a rodada do Catar da Fórmula 2
A Fórmula 2 retorna neste fim de semana depois de longa pausa para as rodadas finais que vão definir o título, e Gabriel Bortoleto é quem parte com a vantagem sobre Isack Hadjar, Zane Maloney e Paul Aron. Dependendo da combinação de resultados, o futuro piloto da Sauber Audi pode até erguer o caneco com uma etapa de antecedência.
Cada rodada permite ao piloto somar até 39 tentos — 10 da vitória na sprint, 25 da vitória na corrida principal, 2 da pole e 1 para cada volta mais rápida. Ano passado, por exemplo, Oliver Bearman beirou a perfeição ao anotar 38, perdendo apenas o tento extra da corrida de domingo.
Com mais duas rodadas pela frente, os pilotos terão 78 pontos em jogo. Bortoleto hoje soma 169,5 — o 0,5 é pelo empate com Dennis Hauger na sprint da Itália —, enquanto Isack Hadjar tem 165, ou seja, uma diferença de 4,5. A distância para Maloney e Aron é maior (34,5 e 36,5, respectivamente), e o barbadiano não disputa Abu Dhabi porque vai correr a Fórmula E.
Para sair do Catar campeão, Bortoleto precisa abrir 39,5 de frente para o representante da Campos — que tem a vantagem do desempate pelo número de vitórias (quatro contra duas). Isso significa que Gabriel terá de ser quase perfeito e torcer por mais um tropeço de Hadjar.
Suponhamos que Isack saia sem pontos. Nesse caso, Bortoleto teria de marcar 35 para chegar à diferença de 39,5. Caso o francês anote somente 1 tento no fim de semana, Gabriel teria de fazer 36. Se Hadjar somar 2, Gabriel precisaria de 37. Se o adversário anotar 3, o número sobe para 38. Por fim, se Isack conseguir 4 pontos, Bortoleto só celebra o título em Lusail se assinalar todos os 39 pontos disponíveis da rodada.
Este ano, a melhor rodada de Gabriel foi na Áustria, palco da primeira vitória. Na ocasião, terminou a sprint em quarto, o que deu a ele outros 5, totalizando 30. O piloto que mais pontuou em uma única etapa este ano, todavia, foi Maloney, que varreu a rodada do Bahrein e ainda fez a volta mais rápida na corrida 2, chegando a 36.
Por outro lado, Hadjar não sabe o que é pontuar desde a vitória na Bélgica. Na Itália, foi décimo e 11º nas corridas realizadas. Já no Azerbaijão enfrentou problemas com os freios na classificação e ainda foi punido por causar bandeira vermelha, largando fora do top-10 nas duas provas.
A Fórmula 2 retorna de 29 de novembro a 1º de dezembro em no Catar, primeira vez da categoria no circuito de Lusail. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bennett substitui Enzo Fittipaldi na Van Amersfoort em reta final da Fórmula 2 2024