Com Bortoleto e Hadjar, F2 tem campeão e vice vigentes na F1 pela 1ª vez desde 2018
A última vez que campeão e vice da Fórmula 2 chegaram ao grid da F1 no ano seguinte foi em 2018, quanto George Russell bateu Lando Norris na disputa do título
Há seis anos, a Fórmula 2 não sabia o que era ver o campeão de uma temporada e o vice subir à Fórmula 1 no ano seguinte. A escrita, no entanto, foi quebrada nesta sexta-feira (20), com a confirmação de Isack Hadjar, segundo colocado no campeonato deste ano, ao lado de Yuki Tsunoda na Racing Bulls. Ele se juntará, portanto, ao rival, Gabriel Bortoleto, no grid da principal categoria do automobilismo mundial.
Bortoleto foi confirmado na Sauber para correr com Nico Hülkenberg antes da rodada do Catar, penúltima da temporada da F2. Hadjar, por sua vez, só conseguiu o assento na F1 2025 porque a Red Bull resolveu rescindir contrato com Sergio Pérez, promovendo Liam Lawson, então na Racing Bulls, ao time principal.
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Campeão e vice da F2 subindo para a F1 no ano seguinte era algo que não acontecia desde 2018, temporada que revelou George Russell, Lando Norris e também Alexander Albon. O hoje piloto da Mercedes foi o vencedor, enquanto o atual representante da McLaren ficou com o vice-campeonato. Mas os três foram promovidos.
Já houve caso em que o campeão ficou de fora do grid da F1, mas o vice achou lugar: foi em 2020, ano seguinte ao título de Nyck de Vries. O promovido, no entanto, foi o segundo colocado, Nicholas Latifi, que estreou na Williams.

Na verdade, fazia tempo desde que o campeão da F2 conseguiu chegar à F1 na temporada subsequente. O último havia sido Mick Schumacher, que estreou na Haas em 2021 depois do título conquistado na classe de acesso em 2020.
Oscar Piastri, que levou a F2 em 2021, ficou uma temporada de molho até se livrar da Alpine e assinar com a McLaren para debutar em 2023. Felipe Drugovich e Théo Pourchaire, os campeões que se seguiram após Piastri, ficaram de fora.
Em 2025, a F1 passará por importante processo de renovação, já que, ao todo, são seis pilotos disputando pela primeira vez uma temporada completa. Bortoleto, Hadjar e Andrea Kimi Antonelli são os únicos totalmente crus, já que os outros possuem ao menos uma corrida no currículo: Lawson, o escolhido para fazer dupla com Max Verstappen, fez 11 GPs entre 2023 e 2024; Oliver Bearman esteve três vezes no grid da F1 este ano (uma com a Ferrari e duas com a Haas); e Jack Doohan, por sua vez, correu em Abu Dhabi com a Alpine.
A Fórmula 2 volta a acelerar no próximo ano, entre os dias 15 e 16 de março de 2025, com a abertura da temporada em Melbourne, na rodada da Austrália.
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