Bortoleto joga ponto do título contra Hadjar e Aron: confira matemática da F2 2024
A conta é dispensável no confronto Bortoleto × Hadjar, já que os dois estão separados por mísero 0.5 ponto. Paul Aron é que precisa bater a dupla ainda na sprint para levar a decisão para domingo
Gabriel Bortoleto está muito perto de se unir ao seleto grupo que reúne ainda Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri, hoje pilotos de equipes de ponta na Fórmula 1. O caminho até o título da Fórmula 2 na temporada de estreia, no entanto, é dos mais espinhosos, já que terá pela frente dois concorrentes fortes e que chegam a Abu Dhabi, palco da decisão, embalados depois da rodada dupla no Catar.
No caso de Isack Hadjar, Lusail não poderia ter proporcionado cenário melhor, pois conseguiu descontar 4 dos 4.5 que tinha de desvantagem para Gabriel. Aqui, a matemática é totalmente dispensável, pois com 188.5 × 188, quem somar mais pontos leva.
Não há possibilidade de empate prevista pela pontuação oficial, já que o mínimo que um piloto pode somar é 1 tento, a não ser que aconteça outro empate na oitava colocação da sprint, como na Itália, ou na décima da corrida principal e o ponto seja dividido. Só que tal hipótese é como ganhar na loteria.
Bortoleto, portanto, sabe que o mais seguro é garantir uma posição de classificação melhor que a de Hadjar e Aron para jogar a pressão para o lado de lá — e, certamente, o pensamento de Isack é o mesmo.
Aron é quem precisa fazer contas, já que está 25.5 atrás do líder. Isso significa que precisa de 26 tentos a mais que Bortoleto para virar o jogo em 39 possíveis. Só que não se trata de uma desvantagem tão absurda de se reverter — ora, se Aron vencer a corrida principal e anotar a volta mais rápida, atinge a pontuação, só que tanto Gabriel quanto Hadjar teriam de zerar a última rodada.
O estoniano também deixa a disputa se chegar atrás de um dos dois na sprint ou se os três não marcarem pontos, já que restariam apenas mais 25 sobre a mesa. O desafio, portanto, é levar a decisão tripla até o domingo.
A Fórmula 2 chega ao seu fim com os três melhores pilotos do ano na briga pela taça, e talvez seja justo também dizer que a ordem é a mais realista possível. Tanto Bortoleto quanto Hadjar se diferenciam nos detalhes, mas são feitos do mesmo DNA. Aron ainda está um passo atrás comparado a eles, porém difere, e muito, da maioria restante.
A Fórmula 2 retorna neste fim de semana, de 6 a 8 de dezembro, em Abu Dhabi, desfecho da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto vê final da F2 virar tudo ou nada em inesperada luta desigual no Catar