F2

Ghiotto vence duelo com Latifi e leva corrida 1 em Silverstone. Sette Câmara é 4º

Luca Ghiotto fez valer a experiência, superou o pole e companheiro de equipe Guanyu Zhou e travou empolgante batalha com Nicholas Latifi, levando a melhor para vencer na tarde deste sábado em Silverstone. Sérgio Sette Câmara foi o quarto e fez a volta mais rápida da prova

Grande Prêmio / FERNANDO SILVA, de Sumaré


Luca Ghiotto foi o grande nome da tarde deste sábado (13) em Silverstone, na primeira corrida da rodada dupla da Fórmula 2 na Inglaterra. O italiano de 24 anos largou em segundo lugar, lado a lado com o pole e companheiro na equipe UNI-Virtuosi, Guanyu Zhou. Ghiotto fez a ultrapassagem, tomou a ponta, mas depois passou a lidar com o forte ritmo de Nicholas Latifi, que largou em quarto. Os dois travaram um duelo empolgante roda a roda, que teve Luca como vitorioso. Daí em diante, foi partir para abrir vantagem e conquistar seu segundo triunfo do ano — o primeiro foi na corrida 2, no Bahrein.

Sérgio Sette Câmara largou em terceiro, manteve a posição nas primeiras curvas, mas acabou sendo ultrapassado por Latifi, seu companheiro de equipe na Dams. Ao longo da corrida, o brasileiro lutou para se aproximar de Zhou, que conseguiu defender bem a posição e completou o pódio em Silverstone. Sette Câmara, no entanto, acabou terminando a corrida com o dono da volta mais rápida.

Jack Aitken finalizou na quinta posição depois de superar Nyck de Vries. Louis Delétraz foi o sétimo, terminando logo à frente do britânico Callum Ilott. Nobuharu Matsushita e o também britânico Jordan King fecharam a lista dos dez primeiros da prova.

A corrida 2 da rodada dupla da F2 em Silverstone está marcada para 6h deste domingo (14).
Luca Ghiotto passa Nicholas Latifi para vencer corrida 1 da F2 em Silverstone (Foto: FIA F2/Twitter)
Saiba como foi a corrida 1 da Fórmula 2 em Silverstone

O grid da F2 sofreu um desfalque de última hora pouco antes da largada. Neste sábado, Sean Gelael, piloto da Prema, O indonésio foi punido por ter acertado o carro de Louis Delétraz no treino livre de sexta-feira, perdeu três posições no grid de largada e sairia em último — Gelael obteve o 18º tempo na classificação. Mas o piloto alegou razões pessoais para não correr em Silverstone.

Os dois pilotos da UNI-Virtuosi travaram uma verdadeira batalha nas primeiras curvas. Guanyu Zhou e Luca Ghiotto lutaram pela ponta, com o italiano levando a melhor em um duelo feroz, mas o chinês retomou a liderança com uma manobra ousada. Sette Câmara conseguiu se manter em terceiro na largada, mas foi ultrapassado ainda na primeira volta pelo seu companheiro de Dams, Nicholas Latifi.
Largada da corrida 1 da Fórmula 2 em Silverstone (Foto: FIA F2/Twitter)
Quem teve problemas e não conseguiu largar foi o francês Anthoine Hubert, que perdeu muito tempo e partiu do pit-lane, enquanto Dorian Boccolacci abandonou na primeira volta.

Ghiotto conseguiu retomar a liderança da prova, enquanto o chinês fez seu pit-stop obrigatório na sétima volta. Movimentação intensa nos boxes em Silverstone, já que vários pilotos optaram por fazer a troca de pneus naquele momento. Ghiotto, por sua vez, realizou o pit-stop na volta seguinte, com o italiano voltando à frente de Zhou e muito pressionado por Latifi.

Os dois travaram um duelo roda a roda. O canadense chegou a tocar o bico do seu carro na traseira de Ghiotto, que se manteve à frente. Na liderança, antes de fazer o pit-stop, estava Nikita Mazepin, enquanto Tatiana Calderón vinha em terceiro.
Um dos muitos atos da batalha entre Ghiotto e Latifi (Foto: FIA F2/Twitter)
Na nona volta, mudança de posição. Ghiotto travou os pneus e errou a frenagem na curva Brooklands. Latifi aproveitou e fez a ultrapassagem. Zhou vinha logo atrás, seguido por Sette Câmara. Nos boxes, Giuliano Alesi freou muito em cima antes de alinhar nos colchetes para fazer seu pit-stop e quase foi acertado por Mick Schumacher.

Mesmo com a ultrapassagem, Latifi não conseguia abrir vantagem e Ghiotto acompanhava o canadense muito de perto. Uma batalha de gato e rato que teve outro grande momento com o troco do italiano pouco antes da abertura da volta 12. Com a iminente parada para troca de pneus de Mazepin e Calderón, aquela era a luta real pela vitória em Silverstone.

Com ritmo mais lento, Calderón acabou sendo ultrapassada por Ghiotto antes mesmo do seu pit-stop e estava logo à frente de Latifi. Como o canadense levou tempo para ultrapassar a colombiana, o que aconteceu na volta 16, Zhou e Sette Câmara se aproximaram do carro #6 da Dams. Lá na frente, Ghiotto acelerava para abrir vantagem e fazia novamente a volta mais rápida da corrida.

Mais atrás, Sette Câmara também teve dificuldades para passar Calderón e chegou a emparelhar lado a lado com a colombiana. Os dois quase chegaram a se tocar, mas no fim das contas o brasileiro fez a ultrapassagem e subiu para quinto. Tatiana passava a ficar sob a alça de mira de Nyck de Vries. O holandês lutou para ganhar uma posição, assim como Jack Aitken e Callum Ilott.
Sérgio Sette Câmara fechou a corrida deste sábado com a melhor volta (Foto: FIA Fórmula 2)
Quando a corrida entrou no seu ciclo final, Sette Câmara apertou o ritmo e passou a pressionar Zhou na luta pelo pódio. Com a parada de Mazepin na volta 22, a verdade foi restabelecida na pista, e Ghiotto assumiu a liderança e partiu para sua segunda vitória na temporada, a terceira da carreira na F2.

Sette Câmara lutava para se aproximar de Zhou e tentar o terceiro lugar. O brasileiro fez a volta mais rápida da corrida, mas não foi o bastante para alcançar o chinês, que escalou o pódio ao lado de Ghiotto e Latifi. Para Sérgio, pontos importantes para o campeonato.

No fim da prova, Mazepin acabou sendo acertado pelo carro de Arjun Maini, abandonando pouco antes da bandeirada.

F2 2019, Inglaterra, Silverstone, corrida 1, final:

1 L GHIOTTO UNI-Virtuosi 50:22.144 29 voltas
2 N LATIFI DAMS +3.314
3 G ZHOU UNI-Virtuosi +7.186
4 S SETTE CÂMARA DAMS +11.841
5 J AITKEN Campos +13.744
6 N DE VRIES ART +18.969
7 L DELÉTRAZ Carlin +19.466
8 C ILOTT Sauber Junior +23.144
9 N MATSUSHITA Carlin +24.263
10 J KING MP +30.176
11 M SCHUMACHER Prema +31.100
12 A MAINI Campos +47.072
13 J CORREA Sauber Junior +47.708
14 T CALDERÓN Arden +1:19.155
15 M RAGHUNATHAN MP +1:31.116
16 N MAZEPIN ART +1 volta
17 G ALESI Tirdent +1 volta
18 A HUBERT Arden +1 volta
19 D BOCCOLACCI Trident +28 voltas



Paddockast #24
A BATALHA: Indy x MotoGP


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.