GP2 obriga pilotos a usarem dois tipos de pneu na corrida de sábado a partir de 2014

A GP2, principal categoria de acesso para a F1, anunciou algumas mudanças importantes no regulamento. Sessões de treinos livres ganham mais 15 minutos, e equipes vão ter de realizar ao menos uma troca de pneus, usando dois tipos diferentes por prova

A principal categoria de acesso para a F1 sofreu duas importantes mudanças em seu regulamento. Nesta quinta-feira (13), a GP2 anunciou a adição de 15 minutos nos treinos livres, totalizando 45, e a nova regra dos pneus, que obriga todos os pilotos a usarem dois compostos de tipos diferentes durante uma prova.

O diretor-executivo da categoria, Bruno Michel, mostrou muita animação com os 15 minutos adicionais que foram conseguidos. Segundo ele, o tempo conquistado para os treinos será essencial para os jovens pilotos.

“Estou muito satisfeito que conseguimos estender para 45 minutos as sessões de treinos livres. Este tempo a mais certamente vai ajudar os jovens pilotos a conhecerem melhorar as pistas, gerando uma melhor preparação sem nenhum gasto extra para as equipes”, disse.

A GP2, que tem Leimer como atual campeão, sofreu algumas mudanças no regulamento (Foto: GP2)

Michel também comentou a implementação das regras dos pneus, explicando que a GP2 está seguindo o modelo da F1 e valorizando a estratégia das equipes.

“Sobre a nova regra dos pneus, sentimos que as equipes precisavam mostrar suas estratégias em ambas as provas do fim de semana. Na corrida de sábado, como na F1, todo piloto terá de usar os dois compostos. Tenho certeza que veremos boas corridas e interessantes estratégias nesta temporada, além de corridas mais atraentes aos domingos”, finalizou.

Nos últimos tempos, tornaram-se comuns as táticas de se usar dois jogos de pneus mais duros na prova de sábado e guardar os pneus mais macios para a disputa do domingo. Tal estratégia resultava em resultados bem melhores na primeira bateria do fim de semana, mas praticamente acabava com as chances de vitória na segunda. A nova regra deixa a disputa mais justa e linear.

A GP2 tem início marcado para o fim de semana do dia 4 de abril em Sakhir, no Bahrein. O suíço Fabio Leimer é o atual campeão.
 
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.