Zhou se vale de abandono de Armstrong e vence corrida 2 da F2 em Abu Dhabi

Confirmado na Alfa Romeo em 2022, Guanyu Zhou voltou a vencer na Fórmula 2 ao triunfar na corrida 2 de Abu Dhabi. Chinês se valeu do abandono de Marcus Armstrong para sair com a vitória

F1 EM ABU DHABI, CLASSIFICAÇÃO: VERSTAPPEN POLE, HAMILTON 2° | Briefing

De malas prontas para a Fórmula 1 em 2022, o chinês Guanyu Zhou, da UNI-Virtuosi venceu a corrida 2 da Fórmula 2 em Abu Dhabi, disputada na manhã deste sábado (11). O chinês se valeu do abandono do pole-position Marcus Armstrong na segunda metade da prova para sair com a vitória, a quarta do campeonato e a primeira desde Silverstone.

Favorito ao vice-campeonato e se despedindo da Fórmula 2 neste fim de semana, o russo Robert Shwartzman, da Prema, ficou com a segunda colocação, enquanto o suíço Ralph Boschung, da Campos, fechou o pódio.

Depois de subir ao pódio na corrida 1, o brasileiro Felipe Drugovich, companheiro de Zhou na UNI-Virtuosi, teve outro desempenho bom, largando do nono lugar e fechando em quinto.

O campeão Oscar Piastri teve uma corrida caótica. Depois de ser punido por forçar Liam Lawson para fora da pista na primeira volta, o australiano da Prema acabou abandonando ao se envolver em acidente com o estoniano Jüri Vips. O brasileiro Guilherme Samaia foi 12º.

Guanyu Zhou venceu pela quarta vez em 2021 (Foto: Reprodução/F2)

Saiba como foi a corrida 2 da Fórmula 2 em Abu Dhabi:

Pole, Marcus Armstrong largou bem e manteve a primeira posição. Ralph Boschung seguiu no segundo lugar, com Guanyu Zhou em terceiro. Quem teve grande primeira volta foi Jake Hughes, pulando de 21º para 16º. Felipe Drugovich manteve a nona colocação na partida e posteriormente subiu para sétimo, superando até o recém-coroado campeão Oscar Piastri, que foi punido com a adição de cinco segundos após forçar Liam Lawson para fora da pista.

Imagem
Momento que rendeu punição para Piastri (Foto: Reprodução/F2)

Na terceira volta, Zhou partiu para cima de Boschung e tomou o segundo lugar, enquanto Robert Shwartzman tirou Dan Ticktum da frente para assumir o quarto posto. Zhou e Shwartzman batalham pelo vice-campeonato.

O safety-car virtual foi acionado na volta 4 após um acidente entre Ollie Caldwell e Alessio Deledda. O piloto italiano acabou abandonando a corrida, e a direção de prova optou por colocar o carro de segurança físico na pista.

Imagem
Toque entre Caldwell e Deledda gerou safety-car (Foto: Reprodução)

A relargada veio no sétimo giro de corrida. Armstrong se saiu bem e abriu boa distância para Zhou. Oscar Piastri se empolgou e executou uma ultrapassagem dupla sobre Roy Nissany e Juri Vips. Porém, foi superado pelo israelense na reta da curva 9, e ao tentar responder, tocou no carro da DAMS e na Carlin de Vips, resultando em abandono dele e do estoniano, e nova entrada do carro de segurança.

Imagem
Acidente e abandono de Piastri e Vips (Foto: Reprodução/F2)

A nova relargada veio na volta 11 e o líder Marcus Armstrong sofreu de problemas mecânicos, abandonando a corrida e entregando a liderança de bandeja nas mãos de Zhou. O safety-car virtual foi acionado, e com o rápido trabalho dos fiscais para retirar o carro do neozelandês, o período foi encerrado já no giro seguinte. Shwartzman aproveitou a bandeira verde para superar Boschung e assumir o segundo lugar.

Imagem
O abandono de Armstrong (Foto: Reprodução/F1TV)

Em sexto, Drugovich começou a pressionar Jeran Daruvala pela quinta posição, e a ultrapassagem veio na volta 16 com um ataque por fora na curva 9. Christian Lundgaard, que se despede da Fórmula 2 neste fim de semana, sofreu um pneu furado após um toque com Roy Nissany e precisou ir aos boxes com pneu furado.

Nissany até tentou sobreviver na corrida com a asa dianteira danificada, mas precisou ir aos boxes e perdeu pontos certeiros. Ao mesmo tempo, Liam Lawson partiu para cima de Jehan Daruvala e assumiu a sexta posição.

Na penúltima volta, Drugovich conseguiu se aproximar de Dan Ticktum e preparou um ataque, mas viu boa defesa do inglês. Já no último giro da prova, o brasileiro mais uma vez utilizou o lado de fora na curva 9, mas viu Dan se defender bem novamente e segurar o quarto lugar.

Zhou recebeu a bandeira quadriculada para triunfar pela quarta vez em 2021, seguido por Shwartzman e Boschung.

Fórmula 2 2021, Abu Dhabi, Yas Marina, corrida 2, final:

1G ZHOUUNI-Virtuosi47:27.09614 voltas
2R SHWARTZMANPrema+3.413
3R BOSCHUNGCampos+9.772
4D TICKTUMCarlin+14.296
5F DRUGOVICHUNI-Virtuosi+14.501
6L LAWSONHitech+17.088
7J DARUVALACarlin+19.839
8J DOOHANMP+21.086
9T POURCHAIREART+22.722
10B VISCAALTrident+25.820
11R VERSCHOORCharouz+25.881
12G SAMAIACharouz+30.899
13J HUGHESHWA+31.463
14C NOVALAKMP+31.867
15O CALDWELLCampos+32.236
16M SATOTrident+37.022
17R NISSANYDAMS+1:06.754
18C LUNDGAARDART+1 volta
19M ARMSTRONGDAMSabandonou
20J VIPSHitechabandonou
21O PIASTRIPremaabandonou
22A DELEDDAHWAabandonou
POR QUE PIASTRI NÃO VAI CORRER NA FÓRMULA 1 EM 2022? | GP às 10
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar