Lawson dispara no fim e vence pela F2 em Jedá. Drugovich escala pelotão e fecha em 4º

Liam Lawson levou a Carlin ao lugar mais alto do pódio em Jedá após corrida marcada por incidentes e bandeiras amarelas. Jüri Vips garantiu segundo lugar na linha de chegada e Jake Hughes alcançou pódio importante para a Van Amersfoort

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: OS TREINOS LIVRES DO GP DA ARÁBIA SAUDITA DE F1 | Briefing

Único piloto a subir ao pódio em todas as corridas da F2 este ano, Liam Lawson superou uma corrida marcada por acidentes e com duas intervenções de safety-car neste sábado (26), em Jedá, para vencer a corrida sprint do GP da Arábia Saudita. O piloto da Carlin ultrapassou o então líder, Jake Hughes, apenas na 17ª de 20 voltas, após o carro de segurança liderar o pelotão em parte considerável da disputa.

Hughes, piloto da Van Amersfoort, ficou perto de conseguir levar a equipe a um inesperado primeiro lugar, mas não conseguiu manter o ritmo nas voltas finais. Assim, além de perder o primeiro lugar para Lawson, ainda lamentou a ultrapassagem de Jüri Vips, da Hitech, praticamente em cima da linha de chegada. Assim, precisou se contentar com o terceiro lugar em Jedá.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Momento em que Lawson toma a liderança de Hughes em Jedá (Foto: FIA Fórmula 2)

O brasileiro Felipe Drugovich, que garantiu a pole-position para a corrida principal de domingo, precisou largar na décima posição devido ao grid invertido. Ainda assim, demonstrou novamente ter assimilado o circuito de Jedá e escalou para a quarta colocação. Calan Williams, da Trident, fechou os cinco primeiros — após conseguir até liderar a corrida depois da saída de um dos carros de segurança.

O top-10 ainda teve Richard Verschoor, da Trident, Ayumu Iwasa, da DAMS, Ralph Boschung, da Campos, Jehan Daruvala, da Prema, e Marino Sato, da Virtuosi.

A primeira entrada do safety-car aconteceu logo na segunda volta da disputa, quando Amaury Cordeel atingiu o muro com sua Van Amersfoort e causou a ativação da bandeira amarela. Na sétima volta, quando os pilotos foram autorizados a retomarem a corrida, Jack Doohan e Logan Sargeant bateram.

Dennis Hauger ocupava liderança da corrida, mas um erro ao entrar no pit-lane fechado colocou tudo a perder (Foto: FIA Fórmula 2)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Assim, foi feita nova entrada do carro de segurança, no momento em que Dennis Hauger era o líder da corrida. A direção de prova, então, ordenou que os pilotos seguissem o safety-car por dentro do pit-lane, evitando a reta principal — com detritos provenientes da batida.

No entanto, a mesma direção de prova mudou de ideia e resolveu fechar os boxes, mas Hauger não foi informado pela Prema e se encaminhou normalmente para cumprir a ordem — foi o único, despencando de primeiro para o 12º lugar. Assim, após passar pelo pit-lane fechado, ainda foi punido com um stop-and-go, o que prejudicou de vez sua corrida e o derrubou para o 17º posto — de primeiro para último.

Jüri Vips lado a lado com Jake Hughes na reta principal antes de ultrapassar na bandeirada (Foto: FIA Fórmula 2)

Após a última relargada, Jake Hughes tomou o primeiro lugar de Calan Williams e chegou a abrir mais de 1s na liderança. No entanto, Lawson apertou o ritmo próximo ao final e conseguiu passar o piloto da Van Amersfoort, que segurou a segunda colocação até a reta final. Ainda assim, foi ultrapassado por Vips logo na bandeirada e precisou se contentar com o terceiro posto.

A corrida principal da F2 em Jedá está marcada para este domingo, a partir das 11h (horário de Brasília).

Fórmula 2 2022, GP da Arábia Saudita, Corrida Sprint:

1L LAWSONCarlin47:55.487
2J VIPSHitech+3.166
3J HUGHESVan Amersfoort+3.224
4F DRUGOVICHMP+4.846
5C WILLIAMSTrident+6.277
6R VERSCHOORTrident+12.121
7A IWASADAMS+13.520
8R BOSCHUNGCampos+14.454
9J DARUVALAPrema+15.237
10M SATOVirtuosi Racing+16.040
11R NISSANYDAMS+17.390
12E FITTIPALDICharouz+17.441
13C NOVALAKMP+18.739
14F VESTIART+20.298
15T POURCHAIREART+20.596
16O CALDWELLCampos+25.495
17D HAUGERPrema+51.495
18M ARMSTRONGHitechNC
19L SARGEANTCarlinNC
20J DOOHANVirtuosi RacingNC
21A CORDEELVan AmersfoortNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.