Melker sofre grave acidente na saída da Eau Rouge. GP2 interrompe corrida com bandeira vermelha

Na terceira volta da primeira corrida do fim de semana da GP2 em Spa-Francorchamps, neste sábado (1), Nigel Melker, da Ocean, perdeu o controle do seu carro e bateu de frente em uma barreira de pneus na saída da Eau Rouge. Via Twitter, a categoria informou que o holandês está consciente

Um gravíssimo acidente na terceira volta da corrida 1 da GP2 em Spa-Francorchamps, na Bélgica, obrigou a direção de prova a acionar bandeira vermelha para interromper a disputa. Nigel Melker, piloto da equipe portuguesa Ocean, perdeu o controle do seu carro 25 na saída da veloz e temida Eau Rouge no início da prova deste sábado (1). O holandês passou reto e bateu de frente em uma barreira de pneus, que ficou destruída.

Melker foi resgatado pelo corpo médico belga, que logo chegou ao local da batida. Removido dos destroços do carro, o holandês estava consciente e foi levado, de ambulância, para um centro médico do autódromo para checagem das suas condições clínicas. Depois de algumas voltas com a corrida sob intervenção do safety-car, a direção de prova optou por acionar a bandeira vermelha para remover os detritos na pista.

Nigel Melker sofreu gravíssimo acidente na saída da Eau Rouge neste sábado (Foto: Reprodução/Twitter)

A corrida começou com certo atraso. Rio Haryanto fez largada tranquila e, como um veterano, suportou a pressão de Esteban Gutiérrez, James Calado e Marcus Ericsson e se manteve na primeira colocação. Mas o início da prova foi de incidentes no pelotão intermediário. Fabio Leimer e Rodolfo González ficaram pelo caminho ainda na primeira volta. Razia, por sua vez, era o 15º colocado, atrás dos compatriotas Felipe Nasr, em 11º, e Victor Guerin, em 12º.

A dupla da Lotus foi ultrapassada por Ericsson ainda no início da prova. O sueco da iSport partiu para cima de Haryanto, que não conseguia abrir vantagem na ponta. Gutiérrez, por sua vez, abriu a segunda volta atrás de Calado, mas pegou o vácuo do carro do britânico e fez a bela ultrapassagem na temida Eau Rouge, ganhando a terceira colocação.

Até que, na terceira volta, Nigel Melker sofreu um acidente assustador. Na saída da Eau Rouge, o holandês perdeu o controle do seu carro e bateu de frente na barreira de pneus. Segundos antes, no mesmo trecho, Ericsson passou Haryanto e assumiu a liderança da prova, que recebeu a intervenção do safety-car por conta da batida de Melker.

Minutos depois, a direção de prova decidiu interromper a corrida com bandeira vermelha para ter mais tempo para remoção dos inúmeros detritos que ficaram na pista, no local da batida de Melker. Via Twitter, a GP2 informou que o holandês está consciente e que foi removido para um centro médico para checagem das suas condições. A categoria veiculou imagens da batida de Melker em seguida, num claro indicativo de que o piloto está bem.

Com a bandeira amarela vigorando em toda a pista, a maioria do grid foi para os boxes realizar troca de pneus. Ficaram na pista Van der Garde, que assumiu a liderança, Stéphane Richelmi, sétimo, Simon Trummer, que subiu para nono, Stefano Coletti, em 13º, e Ricardo Teixeira, duas posições atrás. E Haryanto, se ainda tinha alguma chance de vitória, tratou de desperdiça-la depois de rodar, com pneus frios, na saída da Les Combes.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.