Mercedes elogia fala de Antonelli, mas insiste: “Dados de testes na F1 são encorajadores”

Toto Wolff lembrou que não se toma nenhuma decisão clara aos 17 anos, mas insistiu que Andrea Kimi Antonelli já mostrou nos testes privados com a F1 o potencial que tem

Toto Wolff elogiou a postura cautelosa do pupilo Andrea Kimi Antonelli sobre subir para a Fórmula 1 já no ano que vem. O italiano reconheceu que não sabia se estaria “pronto” para a categoria mesmo após vencer a corrida 2 da Fórmula 2 na Hungria, só que o chefe da Mercedes reiterou que a performance de Kimi nos testes privados realizados com o time de Brackley até então “é encorajadora”.

Antonelli pulou da FRECA direto para a F2, em movimento claro da Mercedes para acelerar a preparação do jovem de 17 anos. Só que a mudança de regulamento deixou a Prema em situação complicada neste início de ano, tanto que Oliver Bearman, companheiro de Kimi, também tem sofrido durante as etapas para marcar pontos.

Andrea, porém, venceu a corrida sprint da rodada na Inglaterra e repetiu o feito — agora na prova principal — no Hungaroring, pulando para a sexta posição na classificação do campeonato. Mas o próprio piloto decidiu manter os pés nos chão em relação a uma promoção para a F1 em 2025.

“Para ser sincero, não sei se estarei pronto. Ainda estou aprendendo muito na F2. Definitivamente ainda cometo muitos erros, e os detalhes que realmente importam, ainda não estou fazendo tudo certo. Só quero ser honesto”, disse o rapaz.

Antonelli na Mercedes em 2025? Toto Wolff ainda não descartou possibilidade (Foto: Prema)

Wolff comentou a declaração de Antonelli à imprensa presente em Budapeste. “Sei que às vezes esquecemos, mas lembre-se de como éramos estúpidos aos 17 anos”, começou o dirigente austríaco. “Posso afirmar claramente que minha falta de maturidade nunca me permitira tomar decisões certas num lugar tão altamente competitivo.”

“E ele estava no kart há apenas alguns anos, depois na Fórmula Regional e, agora, está na F2, sob os olhares de todo o mundo por causa dessa vaga na Mercedes. Portanto, o que gostaria de ver é ele cometendo erros e aprendendo com eles”, completou Wolff.

Ainda na autocrítica, Antonelli reconheceu que o alto desgaste dos pneus macios na sprint teve parcela de culpa sua. Toto seguiu afirmando que espera vê-lo crescendo nessas áreas, mas deixou claro que a julgar pelos testes já feitos com carros de F1, não há razões para se preocupar.

“Que ele oriente a equipe sobre como melhorar o desempenho e o gerenciamento de pneus, liderando a corrida dentro da vida útil do pneu — e ele fez isso tudo [na corrida 2 da Hungria]. Agora vamos ver se ele consegue se consolidar nesse nível, mas é sempre difícil julgar na F2. O que vemos nos dados dos testes com a Fórmula 1 é encorajador”, finalizou.

Fórmula 2 retorna já neste final de semana, de 26 a 28 de julho, para a rodada da Bélgica, no clássico circuito de Spa-Francorchamps. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Bortoleto recupera 3º na Hungria. Confira classificação da F2 2024

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.