Bearman vê pneu de Hadjar se acabar e vence sprint da F2 no Catar. Bortoleto é 6º
Oliver Bearman venceu a corrida sprint da rodada do Catar da Fórmula 2. Isack Hadjar terminou em quarto, enquanto Gabriel Bortoleto manteve a liderança com a sexta posição
Atualizado às 18h57
Oliver Bearman venceu a corrida sprint da rodada do Catar da Fórmula 2, realizada neste sábado (30). O piloto da Prema se valeu do alto desgaste de pneus de Isack Hadjar e assumiu a ponta a três voltas do fim da prova. Jak Crawford e Richard Verschoor completaram o pódio.
Gabriel Bortoleto ficou em sexto, e por conta do quarto lugar de Hadjar, manteve a liderança na classificação geral. O piloto da Campos precisou de muito controle para levar os pneus médios até o fim. Com menos de dez voltas para o final, todavia, foi impossível não ver Bearman entrar na zona de DRS, já que o desgaste da borracha era alto.
Com cinco giros para a bandeirada, Bearman ficou a 0s5 de distância de Hadjar, que resistia no braço em busca da vitória — e também na possibilidade de fechar o sábado na liderança, já que Bortoleto manteve-se em oitavo em boa parte da prova. Só que não foi possível. E Hadjar ainda rodou.
Já Bortoleto fez uma corrida conservadora, porém fez as ultrapassagens que eram necessárias para manter a ponta na tabela. A corrida terminou sob safety-car, depois de incidente entre Kush Maini e Andrea Kimi Antonelli.
O top-8, portanto, ficou da seguinte forma: Bearman, Crawford, Verschoor, Hadjar, Paul Aron, Bortoleto, Ritomo Miyata e Zane Maloney.
ATUALIZAÇÃO: Horas depois do fim da corrida, a direção de prova decidiu punir Aron com a perda de duas posições por incidente com Victor Martins. Com Isso, Bortoleto subiu para quinto, enquanto o estoniano caiu para sétimo. Ritomo Miyata, por sua vez, perdeu seis posições, quatro por tocar na traseira de Dino Beganovic e duas por batida em Antonelli. Ele caiu de sétimo para 13º.
A Fórmula 2 retorna neste domingo (1º), com a largada da corrida 2, às 9h20 (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Aron assina com Alpine e assume posto de piloto reserva na temporada 2025 da F1
Confira como foi a corrida sprint da F2 em Lusail:
A Fórmula 2 entrou em ação pouco depois da sprint da F1, vencida por Oscar Piastri, e encarou a noite catari com termômetros em 19,7°C, asfalto em 23,2°C e umidade relativa do ar em 60%. Por conta do grid invertido, Hadjar, então nono na classificação, pulou para a primeira fila, tendo ao lado o pole-position Bearman. Bortoleto, por sua vez, partiu do nono posto, uma vez que foi o segundo mais rápido na sessão de sexta-feira, perdendo apenas para Aron.
Seria, portanto, a oportunidade perfeita para Hadjar até deixar o sábado na liderança, já que se a corrida terminasse conforme as posições de largada, Hadjar chegaria a 173 tentos, enquanto Gabriel manteria os 169,5. O principal desafio, todavia, era contra o carro da Campos, que nitidamente perdeu rendimento nas últimas rodadas realizadas. Para compensar, o francês escolheu correr com os compostos médios em vez dos duros, opção da maioria.
Com Josep María Martí, companheiro de Hadjar, fora por conta de um problema técnico instantes antes da largada e Maini, parceiro de Bortoleto, em 12º depois de punição por bloquear Bennett na classificação, o grid partiu para a volta de apresentação para aquecimento de pneus.
Luzes apagadas, Bearman logo fechou a porta e não permitiu ataque de Hadjar na curva 1. Já Victor Martins, de médios, deu ótimo salto ao manter-se pelo lado de fora na curva 1 e ganhou quatro posições, surgindo em terceiro. Boa largada também para Aron, que ganhou três lugares e fechou o primeiro giro em sexto. Bortoleto, por sua vez, passou ileso e ainda ganhou posto de Dino Beganovic antes do fim da primeira volta, ficando em oitavo.
Pouco antes da abertura do terceiro giro, Hadjar aproveitou o melhor momento dos pneus médios e mergulhou por dentro na curva 10 para assumir a liderança. Em uma única volta, a diferença já era de mais de 2s. Gabriel mantinha-se em oitavo, posição final na zona de pontos.
Enquanto o replay mostrava enrosco entre Rafael Villagómez e Max Esterson e Antonelli e Myiata, Bortoleto ganhava a posição de Oliver Goethe e assumia o sétimo posto, só que o alemão resistiu apenas algumas curvas adiante antes de ver o motor estourar. Em busca de um lugar seguro para parar, foi espalhando combustível pela pista até a direção de prova entender que era necessário o acionamento do safety-car virtual.
Em teoria, vantagem para Hadjar, pois o SCV limita a velocidade de todos os carros, algo que, consequentemente, ajuda no desgaste dos pneus. A interrupção durou até a volta 7, e Crawford quase acertou Martins na reaceleração. O lance permitiu aproximação de Verschoor, Aron, Bortoleto e Beganovic, em pega eletrizante pelo terceiro lugar.
“Meu pneu dianteiro esquerdo já era”, avisou Hadjar pelo rádio. Enquanto isso, na volta 8, Martins já se arrastava com os médios, resistindo no braço ao frenético ataque de Crawford. Atrás, Bortoleto mostrava incessantemente o bico do carro no retrovisor de Aron, já ensaiando a ultrapassagem.
Enquanto Hadjar mantinha-se 2s5 à frente de Bearman, Crawford tentava mais uma vez manobra sobre Martins, que não aliviou um instante. “Cara, ele me jogou para fora da pista, tem de devolver posição!”, bradou o americano com a DAMS pelo rádio. Ao mesmo tempo, Aron tentou aproveitar a proximidade do pelotão para dar o bote sobre Verschoor, que, esperto, bloqueou o estoniano.
Na frente, Bearman começou a tirar consideravelmente a distância para Hadjar. Primeiro, 0s6 em uma volta, depois mais 0s4. Na volta 12, a distância já era de 1s5. E a zona de DRS veio com menos de dez giros para a bandeirada.
Hadjar tentou resistir, mas não havia muito o que fazer. Oliver, então, precisou apenas de paciência para recuperar a liderança, e ela veio a três voltas do fim. Pouco antes, na volta 17, Bortoleto por pouco não se envolveu em incidente com Aron no momento em que tentou a ultrapassagem e foi parar na área de escape. Por sorte, não chegou a perder posições, e ainda levou vantagem ao ver os pneus de Martins se acabarem.
Gabriel subiu, então, para sexto, enquanto Hadjar ainda cometeu um erro ao rodar sozinho na curva 3 e caiu para quarto. No meio do pelotão, enroscos ainda entre Miyata e Beganovic e entre Maini e Antonelli — este último, aliás, provocou a entrada do safety-car, que saiu da pista apenas para a bandeirada.
F2 2024, GP do Catar, Lusail, corrida sprint (atualizado):
1 | O BEARMAN | Prema | 20 voltas | |
2 | J CRAWFORD | DAMS | +0.295 | |
3 | R VERSCHOOR | MP | +0.580 | |
4 | I HADJAR | Campos | +0.910 | |
5 | G BORTOLETO | Invicta | +1.227 | |
6 | Z MALONEY | Rodin | +1.751 | |
7 | P ARON | Hitech | +1.059 | P+2 |
8 | J DÜRKSEN | AIX | +1.905 | |
9 | V MARTINS | ART | +2.868 | |
10 | D BEGANOVIC | DAMS | +3.223 | |
11 | L BROWNING | ART | +3.532 | |
12 | J BENNETT | Van Amersfoort | +4.151 | |
13 | R MIYATA | Rodin | +1.544 | P+6 |
14 | M ESTERSON | Trident | +4.760 | |
15 | C MANSELL | Trident | +5.340 | |
16 | A CORDEEL | Hitech | +6.053 | |
17 | R VILLAGÓMEZ | Van Amersfoort | +6.517 | |
18 | C SHIELDS | AIX | +6.966 | |
19 | A K ANTONELLI | Prema | +3 voltas | |
20 | K MAINI | Invicta | +3 voltas | |
21 | O GÖTHE | MP | NC | |
22 | J M MARTÍ | Campos | NC | |
VMR | R VERSCHOOR | MP | 1:38.630 |