Piastri é campeão da Fórmula 2. Daruvala vence e Drugovich é 2º em Abu Dhabi

O prodígio australiano Oscar Piastri é o novo campeão da Fórmula 2. O piloto confirmou a conquista no pódio em Abu Dhabi ao lado de Jehan Daruvala e de Felipe Drugovich

Kimi Räikkönen bateu carro da Alfa Romeo na curva 14 em Abu Dhabi (Vídeo: DAZN)

Oscar Piastri é o novo campeão da Fórmula 2. O piloto da Prema, dono de incrível campanha ao longo de toda a temporada, consolidou o título na tarde deste sábado (11), em Abu Dhabi, ao terminar a corrida 1 da rodada tripla em Yas Marina na terceira posição depois de ter largado em décimo lugar. Piastri só foi superado na corrida por Jehan Daruvala, que largou na primeira posição e resistiu de forma aguerrida à pressão imposta por Felipe Drugovich, que empreendeu uma das suas melhores atuações no campeonato.

A segunda corrida da Fórmula 2 neste sábado está marcada para 11h45 (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo do canal por assinatura BandSports e também do serviço de streaming F1 TV Pro.

FELIPE DRUGOVICH; JEHAN DARUVALA; F2; FÓRMULA 2; ABU DHABI;
Aguerrido, Daruvala segurou a pressão de Drugovich para vencer em Abu Dhabi (Foto: F2/Twitter)

O novo campeão

Nascido em 6 de abril de 2001 em Melbourne, o prodígio Oscar Piastri conquistou seu terceiro título seguido nas últimas três temporadas. Apadrinhado por Mark Webber e membro da Academia da Renault — hoje, Alpine — desde 2020, o jovem de 20 anos foi campeão da antiga Fórmula Renault Europeia em 2019 e, no ano passado, faturou a taça de campeão da Fórmula 3 com a Prema. A conquista lhe valeu a passagem para a Fórmula 2 pela equipe italiana.

A campanha de Piastri na Fórmula 2 foi notável desde a primeira rodada tripla da temporada, no Bahrein. O piloto venceu logo na sua segunda corrida na categoria de acesso e tratou de deixar para trás rivais muito mais tarimbados e veteranos, como o próprio companheiro de equipe, Robert Shwartzman, e também o chinês Guanyu Zhou.

OSCAR PIASTRI; CAMPEÃO; FÓRMULA 2;
Oscar Piastri é o novo campeão da Fórmula 2 (Foto: Reprodução)

Com maturidade que chama muito a atenção para quem é tão novo, Piastri fez uma grande jornada ao longo de toda a temporada, faturou quatro vitórias e um total de dez pódios até agora, além de cinco poles seguidas. A conquista do título na Fórmula 2 é a coroação de um dos grandes talentos desta nova geração.

Entretanto, Piastri vai ter de esperar um pouco mais pela chance de ascender à Fórmula 1. Sem vaga na categoria, o piloto foi encaixado pela Alpine como reserva imediato de Esteban Ocon, com contrato até 2024, e de Fernando Alonso, com vínculo renovado até o ano que vem. A esperança do novo campeão da F2 é subir para o grid da principal categoria do esporte a motor a partir de 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Saiba como foi a corrida 1 da Fórmula 2 em Abu Dhabi

Em razão da regra do grid invertido em relação aos dez primeiros da classificação, Jehan Daruvala largou na primeira posição da corrida desta tarde em Abu Dhabi, enquanto seu companheiro de equipe Carlin, Dan Ticktum, partiu em segundo. Mas quem tracionou mesmo foi quem estava na segunda fila. Felipe Drugovich pulou para segundo logo na largada e passou a lutar com o indiano ainda na primeira volta.

Daruvala, no entanto, resistiu e se manteve na liderança, seguido pelo brasileiro e por Liam Lawson, terceiro. Ticktum caiu para quarto, seguido por Robert Shwartzman e Oscar Piastri, muito perto do título da Fórmula 2.

FÓRMULA 2; ABU DHABI; LARGADA; FELIPE DRUGOVICH;
Felipe Drugovich fez ótima largada com o carro #4 da UNI-Virtuosi (Foto: F2/Twitter)

Sem ritmo, Ticktum foi ultrapassado pelos carros da campeã Prema: Shwartzman fez a manobra e logo depois foi a vez de Piastri superar o piloto britânico. O grande nome do campeonato já era o quinto depois de ter largado em décimo.

Piastri seguiu com ritmo irresistível. O australiano fez a volta mais rápida da corrida e ainda aproveitou o ritmo mais lento de Lawson para fazer a ultrapassagem logo depois de Shwartzman ter conquistado a terceira posição. Oscar aparecia logo atrás, em quarto.

Lá na frente, Daruvala manteve a primeira posição sem ser ameaçado por Drugovich, com Shwartzman e Piastri um pouco mais atrás.

OSCAR PIASTRI; DAN TICKTUM; ABU DHABI;
Oscar Piastri fez outra corrida brilhante rumo ao título da F2 (Foto: F2/Twitter)

Drugovich chegou a se aproximar de Daruvala na volta 10 e foi 0s4 mais rápido naquele giro. Daí em diante, o brasileiro lutou pra valer contra o piloto do programa da Red Bull pela liderança da corrida em um grande duelo.

Só que Daruvala conseguiu se defender bem e segurou Drugovich, que passou a ser pressionado pelos competidores que vinham logo atrás: Shwartzman e Piastri.

O brasileiro não desistiu e, nas voltas seguintes, manteve a pressão em cima de Daruvala, que manteve a pilotagem aguerrida e não deu chances.

FELIPE DRUGOVICH; JEHAN DARUVALA; F2; FÓRMULA 2; ABU DHABI;
Aguerrido, Daruvala segurou a pressão de Drugovich (Foto: F2/Twitter)

Enquanto a briga pela liderança parecia definida, Piastri tratou de brilhar de novo. Mesmo com o título praticamente garantido, o australiano partiu para a ultrapassagem em cima de Shwartzman, fez a manobra e, ainda que com alguma resistência por parte do russo, assumiu a terceira posição quando restavam três voltas para o fim da corrida.

Daruvala confirmou uma vitória incontestável na corrida 1 em Abu Dhabi, enquanto Drugovich conquistou seu melhor resultado na temporada. Tarde de festa para o indiano e para o brasileiro, enquanto Piastri fez festa ainda maior com a confirmação do título da Fórmula 2 com uma enorme campanha.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.