Aron é desclassificado da sprint em Abu Dhabi. Hadjar reduz vantagem para Bortoleto

Paul Aron perdeu o pódio da corrida sprint de Abu Dhabi ao ser desclassificado por infração técnica cometida pela Hitech. Assim, Isack Hadjar somou mais 1 pontinho, descontando a vantagem de Gabriel Bortoleto para 4,5 pontos

O piloto estoniano Paul Aron, da Hitech, foi desclassificado da corrida sprint da Fórmula 2 em Abu Dhabi, que foi disputada na manhã deste sábado (7). Após uma inspeção feita pelos delegados técnicos da FIA, ficou constatado uma modificação que permitiu que o DRS do carro abrisse 1mm a mais do que o permitido.

A infração técnica é uma violação do artigo 1.5.2 do regulamento da Fórmula 2. O piloto acabou desclassificado da corrida sprint, na qual tinha terminado no terceiro lugar.

Como a infração só pode ser cometida por um ato deliberado em modificar a peça, os comissários também deram uma punição adicional ao piloto, que largará a corrida principal, agendada para domingo, do pit-lane.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Martins desbanca Bortoleto e conquista pole da rodada de Abu Dhabi da F2. Hadjar é 4º

Paul Aron (Foto: Hitech)

Como resultado, o sueco Dino Beganovic, da DAMS, foi promovido ao pódio, com o terceiro lugar. Oliver Bearman, Isack Hadjar, Luke Browning, Richard Verschoor e Jak Crawford são os mais beneficiados, já que ganham mais pontos com a desclassificação de Aron.

A decisão também tem impacto na briga pelo título entre Gabriel Bortoleto e Isack Hadjar. Isso porque o franco-argelino foi promovido ao quinto lugar, e reduziu a distância para o brasileiro, que agora é de 4.5 pontos antes da corrida final da temporada.

Fórmula 2 retorna neste domingo, às 6h25 (de Brasília, GMT-3), para a largada da corrida 2 da rodada de Abu Dhabi, encerramento da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.