Por 0s023, Chilton supera Calado em Budapeste e crava primeira pole da carreira na GP2

Max Chilton garantiu para a Carlin a pole-position da primeira corrida do fim de semana da GP2 em Hungaroring. O britânico superou James Calado por apenas 0s023. Mas o piloto da Lotus foi punido por segurar o ritmo de Felipe Nasr no treino pela manhã e largará em quarto

Pela primeira vez em sua carreira como piloto da GP2, Max Chilton vai largar na pole-position. O britânico, de 21 anos, alcançou a façanha na tarde desta sexta-feira (27), durante a definição do grid de largada da primeira corrida do fim de semana em Hungaroring. De maneira surpreendente e no fim da sessão, Chilton, que corre pela Carlin, marcou 1min28s980 na melhor das suas 13 voltas e superou a revelação da temporada, James Calado, por apenas 0s023, conquistando assim, pela primeira vez, o direito de largar na posição de honra do grid.

Calado largaria em segundo na primeira prova do fim de semana, no sábado. Entretanto, o piloto da Lotus foi punido com a perda de duas posições no grid depois de bloquear a passagem de Felipe Nasr durante o treino livre pela manhã em Budapeste. Dessa forma, quem vai dividir a primeira fila do grid com Chilton é o vice-líder da temporada, Davide Valsecchi, companheiro de equipe de Nasr na Dams.

Jolyon Palmer, da iSport, abre uma segunda fila toda britânica. O jovem piloto vai largar justamente ao lado de Calado, da Lotus. Na luta para manter, ou até aumentar sua vantagem na ponta para conquistar o título da GP2, Luiz Razia vai largar na quinta colocação. Ao lado do baiano da Arden, completa a terceira fila outro piloto tão experiente quanto: Giedo van der Garde, da Caterham, antiga equipe do brasileiro.

Max Chilton garantiu sua primeira pole na carreira como piloto da GP2 (Foto: GP2/LAT Photographic)

Correndo por fora na luta pelo título, Esteban Gutiérrez posicionou a Lotus de número 10 na sétima posição do grid de largada. O mexicano cravou 1min29s248, apenas 0s268 mais lento que o tempo de Chilton, mas ainda assim garantiu um lugar perto dos rivais na briga pelo campeonato. Ao lado do mexicano vai largar Fabio Leimer, da Racing Engineering. Marcus Ericsson, companheiro de equipe de Palmer, da iSport, e Johnny Cecotto Jr., da Addax, fecharam o top-10.

Felipe Nasr repetiu a colocação do único treino livre da GP2 em Hungaroring. Estreante na temporada, o jovem brasiliense, campeão da F3 Inglesa no ano passado, vai largar em 13º na Hungria. Por sua vez, Victor Guerin, que corre pela Ocean em Budapeste, cravou a 18ª colocação do grid de largada. O paulista vai largar à frente de Stefano Coletti. Menos de 1s separou o pole Chilton de Coletti, o que denota o grande equilíbrio da GP2 em solo húngaro.

A primeira corrida do fim de semana da GP2 em Hungaroring neste fim de semana está marcada para 10h40, horário de Brasília, pouco tempo depois do treino que vai definir o grid de largada para o GP da Hungria de F1.

GP2, Hungaroring, corrida 1, grid de largada:

 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.