Por que Hadjar não foi desclassificado em Abu Dhabi por receber ajuda de fiscais de pista

Isack Hadjar foi empurrado pelos fiscais para os boxes depois de empacar na largada e retornou para a corrida 2 em Abu Dhabi. O regulamento da Fórmula 2 elucida o procedimento

Gabriel Bortoleto precisou apenas esperar o fim da corrida 2 da rodada de Abu Dhabi, realizada neste domingo (8), para celebrar o título da Fórmula 2, mas a empacada de Isack Hadjar na largada decidiu a disputa antes mesmo da curva 1. Chamou atenção, no entanto, o fato de o francês ter sido ajudado pelos fiscais para retornar ao pit-lane e voltar para a corrida sem sofrer punição.

Hadjar herdou o terceiro lugar no grid depois da punição aplicada a Paul Aron por irregularidades na abertura do DRS. Como os comissários julgaram a infração grave por possível manipulação proposital da Hitech, ele não só foi desclassificado da sprint como teve de partir do pit-lane.

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Bortoleto, por sua vez, era o segundo, ao lado do pole-position, Victor Martins, na primeira fila. Assim que as luzes se apagaram, o carro da Campos apagou, e Isack foi engolido pelo pelotão. Os fiscais de pista, então, entraram em cena para levar o bólido aos boxes do time espanhol.

O regulamento da F2 elucida o que aconteceu. O tópico 37 descreve todo o procedimento de largada e cita algumas situações que podem acontecer, desde o carro não sair do grid na volta de apresentação — o que o obriga a largar do pit-lane, caso seja ultrapassado por todos os demais — ou mesmo apresentar problemas antes da largada — nesse caso, o piloto precisa sinalizar com as mãos para que o início seja abortado.

A largada da corrida 2 da F2 em Abu Dhabi (Vídeo: reprodução/Canal+)

O caso envolvendo Hadjar se aplica ao dito no artigo 37.2, (c), III: “Se após a largada, um carro ficar parado no grid, é dever dos fiscais empurrá-lo até o pit-lane pela rota mais rápida. Qualquer piloto que esteja sendo empurrado para fora do grid não poderá tentar dar partida no carro.”

O inciso IV continua: “Uma vez que o carro esteja no pit-lane, o pessoal da equipe pode tentar ligá-lo. Se conseguir, o piloto poderá voltar a participar da corrida. Piloto e equipe devem seguir as instruções dos fiscais de pista em todos os momentos durante tal procedimento”, encerra o texto.

Foi exatamente isso que aconteceu com Hadjar, que conseguiu voltar à competição, mas uma volta atrás do líder. Ele ainda teve de fazer a troca obrigatória, portanto concluiu a corrida em 19º e último dos que completaram.

Joshua Dürksen venceu a corrida, com Bortoleto e Richard Verschoor completando o pódio. O campeonato terminou com 214,5 para Gabriel contra 192 de Hadjar.

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